CRP-09 explica como é a atuação de um psicólogo Perito Criminal

CRP-09 explica como é a atuação de um psicólogo Perito Criminal em casos de grande repercussão na sociedade.

O presidente da Comissão Especial de Psicologia Jurídica do CRP-09, Shouzo Abe, responde sobre o assunto:


Como é a atuação de um psicólogo Perito Criminal em casos como esse de um suposto assassino em série?

Primeiramente, num caso como esse há sempre uma instituição responsável. Inicialmente, a polícia é a responsável pela coleta de provas e pela investigação.  Dentro da polícia científica existe uma junta médica onde se encontra o psicólogo. Quando o psicólogo perito criminal faz uma avaliação, essa solicitação acontece através de um ofício de uma instuição (por exemplo, juiz, delegacia, ministéro publico, tribunal de justiça etc) para que o documento seja oficial e válido. A perícia é realizada através da aplicação de técnicas psicológicas, por exemplo, testes psicológicos, observação, entrevista psicológica investigativa etc. Após essa etapa, é elaborado o documento.


Como o Conselho orienta a atuação do psicólogo em casos de grande repercussão na sociedade, como é o do suposto assassino em série de Goiânia?

Deve-se obedecer o Código de Ética do Psicólogo, respeitar as resoluções do Conselho Federal de Psicologia e, mesmo com um suposto criminoso, deve-se manter uma postura isenta de julgamento e de preconceitos. Não se pode fazer um diagnóstico parcial, antes da perícia concluída.Não cabe ao psicólogo divulgar o resultado da perícia em primeira instância. Isso é feito pela instituição ou autoridade que solicitou a perícia.Ressalta-se que, para elaboração do documento, deve ser obedecida a Resolução 07/2003 do CFP que fala sobre a elaboração de documentos psicológicos. 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO