O Movimento Plural Idades, do qual o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás faz parte, realiza no dia 18 de junho, a partir das 7 horas, uma caminhada seguida de uma reunião pública para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A concentração será na Praça Cívica para a caminhada até a Assembleia Legislativa de Goiás, onde ocorrerá a reunião.
De acordo com o coordenador do movimento e presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a intenção é protestar contra a violência à pessoa idosa. “É um importante momento para refletirmos sobre esse tipo de violência. Participe e se possível use adereços ou camiseta na cor lilás nesse dia”, convoca.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo.
A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos. O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. Na esteira deste movimento mundial, o CFP e o CRP-09 têm o intuito de incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção.
(Fonte: CRP-09 com CFP)