O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás participou na última semana (18/08) de uma audiência pública que debateu a identificação de transtornos de aprendizagem nas escolas municipais. A iniciativa foi do vereador Felisberto Tavares que apresentou na casa o projeto de Lei 198/15, que institui normas para identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de transtornos de aprendizagem na rede pública municipal.
Participaram da discussão Rodrigo Ferreira, da Associação Goiana de Dislexia e Déficit de Atenção; Marcos Antônio de Oliveira, do Conselho Municipal de Educação; Ângela Dantas Santos, da PUC-GO; Alba Cristhiane, do Conselho Regional de Psicologia; Euda Gomes, da Secretaria Municipal de Educação; Euder Arrais Barretos, da Secretaria Municipal de Educação; Rogério Goulart Paes, do Conselho Regional de Fonoaudiologia e Rosymari de Souza, da Secretaria Municipal de Educação.
A professora doutora da Universidade Federal de Goiás e presidente da Comissão de Psicologia da Educação do CRP-09, Alba Cristhiane Santana, que possui experiência de 20 anos como psicóloga educacional, esclareceu que é preciso realizar uma discussão mais ampla do assunto e não se ater apenas a pequenos detalhes do texto. Segundo dados da Anvisa, ela assegurou que, de 2000 para cá, o Brasil pulou para o segundo lugar como consumidor de “ritalina”, comumente indicado para transtornos de aprendizagem, mas é necessário uma análise mais vasta das causas. “A educação pública brasileira apresenta piores índices do mundo. Existem casos de ordem política, social, educacional”, concluiu.
(Fonte: CRP-09 com Câmara Municipal de Goiânia)