2016 é um ano especial para o Sistema Conselhos de Psicologia, pois a cada três anos é realizado um grande congresso que reúne psicólogos e psicólogas de todo o país. O IX Congresso Nacional da Psicologia (IX CNP) é uma conquista democrática da categoria, que permite a discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia, por ser a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos.
Para o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, todas as etapas que culminam no CNP são importantes momentos de discussão para o fortalecimento da Psicologia enquanto ciência e profissão. “Nós defendemos uma ampla participação da categoria em tudo que envolve a profissão. Todos esses eventos servem de alicerce para as discussões que envolve o exercício profissional da Psicologia”, destaca.
O IX Congresso tem como tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”. Foram definidos como eixos do VIII CNP:
1. Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;
2. Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;
3. Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.
Assim, para permitir maior representatividade da categoria, o cronograma do IX CNP prevê as seguintes etapas: Eventos Preparatórios, Pré-Congressos, Congressos Regionais e o Congresso Nacional.
- Eventos preparatórios: de outubro de 2015 a março de 2016;
- Pré-congressos: serão agendados em diversas cidades do Estado e acontecerão até 10 de abril de 2016;
- Congresso Regional: deverá acontecer de 28 de abril a 8 de maio de 2016;
- A etapa nacional do 9º CNP: de 16 a 19 de junho de 2016.
Dentro desta programação, o primeiro evento preparatório será nesta terça-feira (20/10), na Assembleia Legislativa de Goiás, onde acontecerá a Reunião Pública 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - Avanços e Desafios. (Clique aqui e veja a notícia completa).