O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás, através da Comissão Especial de Psicologia e Direitos Humanos, realizou o II Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos, no dia 4 de dezembro, no Teatro da Universidade Paulista – Unip Goiás. O evento foi pautado pelas questões ligadas à temática da étnico-racialidade na contemporaneidade.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, do presidente da Comissão Especial de Psicologia e Direitos Humanos do CRP-09, Mayk da Glória, com a assessora da Superintendência Pedagógica e Formação da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Vanuse Batista Pires Ribeiro, a gerente de Articulação Política da Superintendência da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Arilene Martins de Souza, e a representante da Universidade Paulista – Unip Goiás, Cláudia Alves.
Para o presidente da Comissão Especial de Psicologia e Direitos Humanos do CRP-09, Mayk da Glória, por diversas vezes, as temáticas de raça e etnia têm trazido inquietações à Psicologia, questionando o seu compromisso social e político. “Fatos de preconceito e discriminação raciais como as violências sofridas no cotidiano por anônimos ou famosos devido ao local de origem, a cor da pele, o volume do cabelo, a religião e a crença professada, ligados diretamente ao processo histórico de construção da nossa sociedade”, enfatizou o conselheiro durante o seu discurso na abertura.
Logo em seguida, ocorreu o Mosaico “Atendimento psicossocial a refugiados: experiências no Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha Britânica, com o Me. Eduardo Antônio Fonte das Neves Morais Morgado (Cruz Vermelha Britânica/Unison), Dra. Ionara Vieira Moura Rabelo (Médicos sem Fronteiras/UFG/UNIP-GO) com mediação de Mayk da Glória (CRP-09).
As atividades da manhã se encerrou com a Conferência A Psicologia e seu Compromisso Social e Político nas Discussões das Relações Étnico-raciais, com o Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos (USP) e o apoio de Cláudia Alves (membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP-09).
No período da tarde, foi realizada a Mesa Redonda “Violência Étnico-racial e os Discursos de Igualdade: Apontamentos Interdisciplinares, com o Prof. Dr. Alecsandro José Prudêncio Ratts (UFG), Profª Me. Janira Sodré Miranda (PUC-GO), Me. Cláudio Henrique Pedrosa (Tribunal de Justiça de Goiás), e a mediação foi Watusi Virgínia Santiago.