Psicólogos e psicólogas credenciados ao Imas - Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia participaram da Audiência Pública realizada pela vereadora Dra. Cristina a pedido do CRP-09, nesta quinta-feira (25/02), na Câmara Municipal de Goiânia.
A audiência tratou problemas que os credenciados estão enfrentando junto ao instituto. Neste caso, destaca-se o atraso no repasses dos honorários aos profissionais, que não acontece desde agosto de 2015, e também o repasse junto ao INSS, que também está em atraso.
O presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, reforçou a necessidade do Imas fazer uma proposta para a solução das problemáticas que os (as) psicólogos (as) estão enfrentando. “O grupo de profissionais que está reunido em prol desta luta acredita que procurar a Câmara, que é a Casa do Povo, seja um caminho para resolver esta situação. Precisamos dar publicidade ao sofrimento que o (a) psicólogo (a) está passando”, diz.
Compuseram a mesa o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, a vereadora Dra. Cristina, o presidente interino do Imas, Fernando Evangelista da Silva, a representante da Comissão de Direito Previdenciário e Securitário da OAB-GO, Delzira Santos Menezes, o presidente do Sindffisc, Ricardo Manzi, e o representante do SindSaúde, psicólogo Astrogildo Naves. Representantes da fonoaudiologia, da fisioterapia e da odontologia também estavam presentes.
Várias perguntas foram feitas para o presidente do Imas. Como assumiu o instituto há pouco tempo, Fernando Evangelista disse que está se dedicando para resolver os problemas. “Estou me dedicando para colocar tudo em dia. Estou usando toda a minha energia para regularizar o pagamento. Em relação ao INSS, eu preciso me informar e irei repassar aos sindicatos e ao Conselho”, afirmou. A categoria pediu para que fosse agendada uma nova conversa com o presidente do Imas.
Empregabilidade - Desde o último mês, a Comissão de Empregabilidade do CRP-09 tem realizado reuniões com os profissionais credenciados ao Imas e também ao Ipasgo para discutir ações que visam melhorias no atendimento. No caso do Imas, regularizar o repasse dos honorários em atraso desde agosto de 2015 aos profissionais e também que seja regularizado o repasse junto ao INSS. Já a luta dos credenciados ao Ipasgo é melhorar o valor pago pelos atendimentos.
O Grupo de Trabalho que trata questões relacionadas a esses dois institutos se reúne a cada 15 dias, na sede do CRP-09, sempre às segundas-feiras, às 19h30.