A Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi-Goiás), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás (CRP-09), realiza a Aula Magna do curso de Políticas Públicas e Envelhecimento no dia 15 de março, às 9 horas, no auditório da Área IV da PUCGoiás – Praça Universitária.
A aula será conduzida pela convidada Drª Ana Amélia Camarano com o tema “Política de Cuidados para a População Idosa”. Com extenso currículo, realizou sua pesquisa de pós-doutorado na Nihon University -Tóquio/Japão (2004/2005) sobre envelhecimento populacional e arranjos familiares.
Para o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, o assunto é de extrema relevância para a Psicologia, principalmente para os profissionais que atuam em políticas públicas. “A atual gestão do CRP-09 sempre abriu espaço para que as questões da população idosa fossem discutidas. Fundamos, juntamente com outras entidades, o Movimento Plural Idades, que encabeça a luta por uma melhor qualidade de vida àqueles que já passaram dos 60 anos”, explica.
Rede
A Renadi promove junto com parceiros o curso de Políticas Públicas e Envelhecimento. O objetivo é levar o educando à reflexão sobre as oportunidades de mudança de paradigma, relativas ao conhecimento do processo de envelhecimento, e das políticas públicas nacionais, voltadas para a pessoa idosa.
Atualmente, a Renadi-Goiás, única rede "sobrevivente" no Brasil, busca se firmar como "rede", lutando por sua identidade própria e consolidação. Segundo os seus integrantes, cada parceiro é um elemento fundamental na luta contra o desrespeito, a desvalorização e a desatenção para com a pessoa idosa em Goiás.