O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realiza nos dias 28, 29 e 30 de abril o IX Congresso Regional de Psicologia (Corep), na Faculdade Estácio de Sá, em Goiânia (GO). Cerca de 95 psicólogos e psicólogas, além de representantes dos estudantes de Psicologia, estiveram presentes neste primeiro dia do evento.
Primeiramente, aconteceu a inscrição dos delegados e as boas-vindas aos participantes. Logo em seguida foi feita a eleição da Mesa Diretora e a leitura e aprovação do Regimento Interno do Corep. Logo em seguida, os delegados foram divididos em três grupos para a discussão dos eixos temáticos. Cada grupo elegeu um coordenador e um relator.
Na abertura, o presidente do CRP-09 e delegado eleito do Corep, Wadson Arantes Gama, ressaltou que este é um dos momentos mais importantes para a categoria, pois é quando o profissional da Psicologia consegue contribuir com o Sistema Conselhos a fim de melhorar a prática profissional. “As propostas que serão discutidas até sábado vieram dos vários pré-congressos que realizamos no interior do Estado e aqui em Goiânia. É um momento de contribuição e de troca entre a psicóloga e o psicólogo e o Conselho”, afirma.
Entenda o Processo
A cada três anos é realizado um grande congresso que reúne psicólogos e psicólogas de todo o país. O 9º Congresso Nacional da Psicologia (9º CNP) é uma conquista democrática da categoria, que permite a discussão e transformação do funcionamento e das ações dos Conselhos de Psicologia, por ser a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos.
O regulamento para a realização das etapas que culminam no CNP está disponível para toda a categoria --> clique aqui.
O regulamento do 9º Corep do CRP-09 está disponível para toda a categoria -> clique aqui.
As propostas deverão estar pautadas no tema e eixos propostos:
Tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”.
Eixos:
1. Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;
2. Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;
3. Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.
Para permitir maior representatividade da categoria, o cronograma do 9º CNP prevê as seguintes etapas: Eventos Preparatórios, Pré-Congressos, Congressos Regionais e o Congresso Nacional.
O Pré-Congresso é o evento no qual a categoria deverá redigir propostas para serem levadas ao Congresso Regional da Psicologia – COREP (instância regional) e, posteriormente ao Congresso Nacional da Psicologia – CNP (instância nacional). Haverá eleição de delegadas (os), que participarão do COREP. Estão aptas (os) a se candidatar para delegadas (os) apenas psicólogas (os) regularmente inscritas (os) (tanto principal quanto secundária) e adimplentes com o pagamento das anuidades de anos anteriores à realização do CNP, mesmo que na forma de parcelamento, até a data do COREP.
Estes eventos são muitos importantes, porque garantem a participação direta da categoria no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia.
As diretrizes aprovadas pelos Congressos Regionais de Psicologia e pelo Congresso Nacional de Psicologia deverão ser cumpridas pelas novas gestões dos CRPs e do CFP, cuja eleição ocorre no próximo mês de agosto (veja o edital da eleição).