Plural Idades realiza colóquio sobre Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Publicado em 14/06/2016 às 10h38 | Atualizado em 14/06/2016 às 13h52

O Movimento Plural Idades, do qual o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região faz parte, realiza um colóquio sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (15/06), às 19 horas, no Auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Rua 38, nº 645, Setor Marista).

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui!

Veja quem serão os palestrantes:

Delegado Manoel Vanderic Corrêa Filho - Delegacia especializada em atendimento ao idoso em Anápolis;

Eline Alcoforado Maranhão de Sá - Conselho Estadual do Idoso;

Maril Bueno de Castro – Conselho Municipal do Idoso;

Kely Cristina de Almeida – Gerente da Escola de Saúde do Governo Estadual.

Conscientização

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo.

A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos. O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. Na esteira deste movimento mundial, o Conselho Federal de Psicologia e o CRP-09 têm o intuito de incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas de prevenção.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2013, das 626 notificações de violências contra idosos, atendidos em serviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa.

Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%).

Plural Idades

O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011, por uma iniciativa do CRP-09, através, na época, da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. O objetivo do Movimento é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso. O Movimento realiza ações para melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos, como debates e eventos de integração. Fortalecer a interação entre idosos e jovens é um dos principais objetivos do movimento Plural Idades.

Integram o Movimento Plural Idades várias entidades: Aben, Abraz Regional Goiás, Agência Municipal do Meio Ambiente, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Cref 14, Crefito 11, CRF, Cress, Coren Goiás, FESTIVIDA, Governo de Goiás, PUC Goiás, Renadi – GO, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo, Superintendência de Direitos Humanos do Estado de Goiás, Sistema Fieg, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Solar Colombino, UNATI – PUC.

© 2025 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 07h às 18h

interagi