Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania.
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde traz para o centro dos debates do Dia Mundial da Saúde Mental, a questão da lacuna entre a demanda provocada pelos transtornos mentais e os recursos financeiros, humanos e de serviços disponíveis para atendê-la. O tema será: "Saúde Mental como prioridade: melhoria dos serviços com participação social e cidadania." Com isso, espera-se fortalecer o compromisso dos países no sentido de elevar a oferta de ações e serviços, melhorando a atenção e reduzindo iniqüidades.
Na mesma data, a Federação Mundial de Saúde Mental organizará iniciativas diversas para promover o protagonismo da cidadania para a efetiva melhora dos serviços.
O objetivo maior desses movimentos é colocar ênfase na necessidade de fazer da saúde mental uma prioridade na política dos diversos países.
No Brasil, a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde propõe o debate sobre a ampliação do acesso à atenção, com foco nas ações da saúde mental na atenção primária e na organização das redes articuladas de saúde. Na oportunidade será realizado um debate sobre o tema, bem como serão apresentadas algumas experiências exitosas de municípios brasileiros que lidam com esses desafios de formas mais efetivas.
PROGRAMAÇÃO
Data: 10 de Outubro de 2008
Local: Ministério da Saúde - Auditório Emílio Ribas
O evento será transmitido em tempo real pelo endereço www.saude.gov.br/emtemporeal Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (61) 3315-2313.
Confirmação prévia da presença pelo link:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=2101