O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região participou da realização da Audiência Pública que discutiu “Os 10 anos do Estatuto do Idoso: o que mudou?”, na tarde da última sexta-feira (7), na Assembleia Legislativa de Goiás.
A iniciativa é do Movimento Plural Idades, do qual o CRP-09 faz parte, e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. O evento foi comandado pelo presidente da Comissão, deputado Mauro Rubem. A mesa de abertura foi composta por várias entidades representativas dos direitos dos idosos.
Logo em seguida, foi montada uma mesa redonda, onde participaram as seguintes debatedoras: conselheira do Conselho Municipal do Idoso, professora Marli Bueno (coordenadora); secretária Municipal de Assistência Social, Adriana Accorsi; conselheira do Conselho Estadual do Idoso, Maria Luiza Pinto Teixeira; e membro do IMADES e do Conselho Estadual do Idoso, Eline Alcoforado Maranhão de Sá. Ao final, foi redigida uma Carta Aberta contendo as necessidades das pessoas idosas.
O presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRP-09 e coordenador do Movimento Plural Idades, Wadson Arantes Gama, avaliou que o evento foi muito produtivo. “A discussão foi muito importante para que expuséssemos as necessidades das pessoas idosas relacionadas às políticas públicas. Isso pode ser concretizado através da Carta Aberta que foi elaborada durante a audiência”, destaca.
A secretária Adriana Accorsi explica que os números de violência contra os idosos ainda são altos e que muitas vezes o agressor é da própria família. “E esse perfil se reflete no baixo número de registros de violência, pois as vítimas acabam não querendo denunciar seus próprios parentes”, informa.
Plural Idades - O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011 por uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, através da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. Um dos objetivos é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicação do Estatuto do Idoso.
O Movimento realiza ações para melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos, como debates e eventos de integração.
Fazem parte do Movimento Plural Idades as seguintes entidades: ABEN GO, ABRAZ GO, AGM GO, AMMA, CRASPI, CREF/14, CREFITO/11, CRF GO, CRESS19, CRP/09, CORENGoiás, CEDI, CMDI, Dep. Mauro Rubem, FESTIVIDADE, Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, PUC Goiás, RENADI ? GO, SES, SECT, SEMIRA, SEMAS, SEMDEF, SME, SMT, SDH GO, Sistema Fieg, SBGG, Solar Colombino, UNATI ? PUC, Unipaz GO, Universo, Ver. Alfredo Bambu, Ver. Anselmo Pereira, Ver. Cristina Lopes, Ver. Virmondes Cruvinel.