O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás participou nesta quarta-feira (31/05) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia para discutir os cursos a distância na área da Saúde. A conselheira-presidenta do CRP-09, Ionara Rabelo, e a conselheira Alba Cristhiane da Mata estavam presentes da reunião que contou com diversas entidades ligadas à temática.
Entre os representantes de entidades, estava o coordenador do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, Edgar Garcez Júnior. Ele criticou a qualidade dos cursos e dos profissionais formados, argumentando que a maioria dos cursos a distância oferecidos na área da saúde é essencialmente teórico com poucos exercícios práticos e contato humano, já que toda a transmissão de conteúdo é feita por meio de textos, vídeos, áudios e trocas de mensagens entre alunos e professores em ferramentas de chat. Esses cursos também não observam as características e peculiaridades regionais no material didático, já que é feito para uso em todo o país.
A audiência pública foi uma iniciativa da vereadora Cristina Lopes, que afirma que todos os conselhos (profissionais) são desfavoráveis aos cursos e programas de ensino à distância nesta área, em todos os níveis e modalidades. “A formação de profissionais deste segmento de ensino exige conhecimentos teóricos e técnicos que podem ser prejudicados. Os cursos na área de saúde requerem do educador e do aluno o contato direto com sua dinâmica pedagógica, a fim de garantir a eficácia de todo profissional”, afirma Cristina, que possui formação em Fisioterapia.
(Fonte: CRP-09 com Câmara Municipal de Goiânia)