O conselheiro-secretário do CRP-09, Mayk da Glória, participou do “Encontro de Bauru, 30 anos de luta antimanicomial” nos dias 8 e 9 de dezembro. Nos dois dias do evento, o conselheiro atuou na facilitação, em conjunto com outros participantes, da Roda de Conversa "O direito à diferença: a luta contra as opressões". A atividade abordou situações de violação de direitos e violências cotidianas vividas por mulheres,
população LGBT, negros, povos indígenas, e outros.
Sobre a história do Encontro de Bauru, em dezembro de 1987, trabalhadores da saúde mental reunidos nesta cidade redigiram o manifesto que marca o início da luta antimanicomial no Brasil. Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o congresso discutiu as formas de cuidado com os que apresentam sofrimento mental grave e representou um marco histórico do Movimento da Luta Antimanicomial, inaugurando nova trajetória da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Na ocasião, os 350 trabalhadores de saúde mental ocuparam as ruas da cidade e fizeram a primeira manifestação pública organizada no Brasil pela extinção dos manicômios, o chamado Manifesto de Bauru.
(Fonte: CRP-09 com CFP)