Moção de Repúdio
O 10° CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DE GOIÁS - instância máxima e legítima de deliberações da categoria profissional de psicólogas (os) de nosso estado, compreende a Democracia como princípio norteador do Sistema Conselhos de Psicologia - repudia toda e qualquer manifestação de celebração do Dia 31 de Março, data de início da Ditadura Militar no Brasil no ano de 1964, bem como toda manifestação em apoio a este período que o país viveu.
Ressaltamos o compromisso da Psicologia brasileira na promoção de saúde e qualidade de vida das pessoas e das coletividades, contribuindo para a eliminação de toda e qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, como dispõe o II tópico dos Princípios Fundamentais, no Código de Ética do Profissional Psicólogo(a), documento que norteia a nossa práxis.
Este plenário composto por psicólogas e psicólogos representantes da categoria profissional do Estado de Goiás, presta solidariedade a todas as pessoas que carregam marcas desta época e nos posicionamos reafirmando nosso compromisso ético contra toda forma de violência, tortura e opressão.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Moção 10º Corep
O 10° CONGRESSO REGIONAL DA PSICOLOGIA DE GOIÁS manifesta o posicionamento de apoio, acolhimento e escuta ao sofrimento psíquico das mulheres que sofreram interrupção da gravidez, seja por causa natural ou não, considerando os determinantes sociais, culturais, econômicos e políticos. Historicamente, sabe-se que existe toda uma regulação em relação aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres por parte do Estado. A (o) psicóloga (o), em seu exercício profissional, pode se deparar com situações de mulheres que tenham passado por tal circunstância.
Portanto, considerando os princípios do Código de Ética da Psicologia, é vedado ao profissional da Psicologia qualquer discurso, conduta ou prática discriminatória a essas mulheres, em nome da ideologia religiosa ou vieses políticos.