Em Goiânia e interior, as mobilizações para a realização da Marcha dos Usuários de Saúde Mental, no próximo dia 30 de setembro, ganham força e entusiasma usuários, familiares, amigos e simpatizantes da Luta Antimanicomial.
A Marcha dos Usuários de Saúde por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial levará milhares de pessoas à Brasília para exigir o cumprimento da Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216), a efetiva implantação do Programa de Volta para Casa e dos CAPS III, reivindicar a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Marcha é organizada pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial ? RENILA, com apoio do Conselho Federal de Psicologia, do CRP-09 e de todos os Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil. Em Goiânia, o Fórum Goiano de Saúde Mental (FGSM), CRP-09 e demais parceiros são responsáveis pela organização e mobilização dos participantes da região. Na Capital, a concentração da Marcha será realizada no dia 30 de setembro, às 9 horas, em frente à Catedral, no Centro.
A programação ainda está em construção, mas já está marcada uma Audiência Pública na Câmara de Deputados para às 14 horas e uma Audiência com o Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES) Paul Singer, às 16 horas, no Ministério do Trabalho e Emprego, localizado no bloco "F" da Esplanada dos Ministérios.
O Sistema Conselhos, o CRP-09 e FGSM entendem que a sociedade precisa se unir e participar da Luta Antimanicomial, principalmente, neste momento em que forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, em movimento organizado, utilizam os meios de comunicação de massa, numa verdadeira campanha para frear e desacreditar o Sistema Único de Saúde ? SUS e nossas conquistas da Luta Antimanicomial.
Nesses meios de comunicação são ouvidas autoridades e profissionais “doutores na matéria”. Casos mal sucedidos são pinçados e apresentados como regra, fragilizando o trabalho desenvolvido e influenciando negativamente a opinião pública, contra os avanços da Reforma Psiquiátrica.
A voz do usuário nunca aparece. Suas entidades não são procuradas pelos jornalistas e suas opiniões não são consideradas. Chega de covardia! Chega de manipulação da informação. Os usuários dos Serviços de Saúde Mental exigem que suas opiniões sejam levadas em consideração
Os usuários durante anos, foram vítimas do abandono e da violência das internações psiquiátricas em hospitais asilares ou modernizados. São eles quem pode dizer o que querem. São eles, os que hoje frequentam os Serviços Substitutivos e que tem sua cidadania e inclusão social potencializada, é quem pode dizer que a Reforma Psiquiátrica Brasileira se constitui num patrimônio técnico, ético e político, do qual não estão dispostos a abrir mão. São eles, os usuários e familiares da Luta Antimanicomial, a prova viva de que os loucos podem viver em sociedade e que podem ser tratados em liberdade e com cidadania. Exigimos que a voz do usuário seja ouvida!
Por isso a RENILA convida para juntos chegarmos em Marcha rumo a Brasília, partindo de todo o Brasil, onde durante todo o dia participaremos de atividades político-cultural e mostraremos nossa Força.
CONFIRA QUEM APÓIA A MARCHA DOS USUÁRIOS
Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
Associação Chico Inácio (AM)
Associação. dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de João Monlevade (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (MG)
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (GO)
Associação Verde Esperança (MG)
Associação Loucos por Você (MG)
Fórum Cearense da Luta Antimanicomial (CE)
Fórum Gaúcho de Saúde Mental (RS)
Fórum Goiano de Saúde Mental (GO)
Fórum Mineiro de Saúde Mental (MG)
Instituto Damião Ximenes (CE)
Movimento dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental da Bahia (BA)
Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal (DF)
Núcleo Antimanicomial do Pará (PA)
Núcleo da Luta Antimanicomial da Paraíba (PB)
Núcleo de Estudos pela Superação do Manicômio (BA)
Núcleo Estadual de Saúde Mental (AL)
Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial (RN)
Núcleo Libertando Subjetividades (PE)
Núcleo Por Uma Sociedade Sem Manicômios (SP)