O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 firmou parceria junto ao Hemocentro para promover a campanha: “Psicologia até no sangue - doe sangue, doe vida”, sensível às questões que envolvem a saúde da população brasileira, também durante a pandemia do Coronavírus, que afetou consideravelmente os estoques de bolsas.
Para oficializar o compromisso em contribuir com a causa o presidente do CRP09, Wadson Arantes, juntamente com o tesoureiro da instituição, Cândido Renato, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (06), com a Diretora Geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart.
O objetivo da campanha é sensibilizar a categoria, no mês dedicado ao Dia da(o) Psicologa(o), quanto a importância da doação e do compromisso em contribuir para salvar vidas.
“Esta é uma atitude que vai além do ato profissional, e nós sabemos o quanto a doação é essencial para salvar vidas, especialmente em um momento tão preocupante de pandemia em que todo o mundo vive. Neste mês dedicado a(ao) psicóloga(o) teremos diversas ações envolvendo toda a categoria, e não poderíamos deixar de fazer a nossa parte e de engajar nossas(os) profissionais”, afirmou o presidente do CRP09, Wadson Arantes.
Fique sabendo:
Estima-se que a doação de uma única pessoa possa salvar até quatro vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, 1,9% da população doa sangue com regularidade, mas, embora estejamos dentro do padrão estipulado pela Organização, esse número ainda pode ser maior.
Campanha nas redes:
A proposta da campanha é engajar a categoria também nas redes sociais com a publicação de vídeos, fotos e textos, marcando o perfil do CRP09 @crpgoias. Assim, será criado um intenso movimento nas mídias digitais viralizando essa ideia com as hashtags #Psicologia até no sangue #doesangue #doevida.
Saiba como doar
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são:
• Estar saudável;
• Ter peso acima de 50 kg;
• Apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis;
• A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.
• Todos os doadores devem usar máscara e as doações serão com horário marcado;
• Para doações após o período do almoço, é recomendado aguardar duas horas para efetuar a doação;
• O agendamento pode ser realizado tanto para o Hemocentro de Goiânia, quanto para as demais unidades do estado, pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.