O Conselho Regional de Psicologia de Goiás – CRP09 homenageia e reconhece, neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, as profissionais da psicologia que se destacam pela brilhante atuação e contribuição para a psicologia em suas mais diferentes áreas no Brasil e no estado de Goiás.
Este reconhecimento, parte do princípio que a psicologia, enquanto profissão, é formada, quase que em sua totalidade por mulheres, cerca de 90%. Psicólogas que fortalecem a luta diária pelo reconhecimento pessoal e profissional, contra as desigualdades e violências, e pela importância do cuidado com a saúde mental das pessoas.
Para ressaltar o trabalho destas mulheres, o CRP09 estará, ao longo desta semana, prestando justa e necessária homenagem as diversas psicólogas brasileiras que foram fundamentais para o fortalecimento da profissão no Brasil. Este destaque se estenderá também as profissionais do estado de Goiás que ainda contribuem com este importante papel para que a psicologia, seja reconhecida.
Entre estas homenageadas o CRP09 lembra da relevante contribuição de:
Annita de Castilho e Marcondes Cabral: uma das psicólogas mais famosas do país pelo seu trabalho e pesquisa, além de ter idealizado, batalhado e fundado, em 1957, o Curso de Psicologia da USP.
Carolina Bori: liderou várias campanhas sobre o exercício profissional do psicólogo e foi o registro número um no conselho da categoria por ser a única mulher dentre dos constituintes.
Angela Biaggio: ao elaborar sua tese de doutorado estudou diferentes aspectos do desenvolvimento moral: afetivo, cognitivo e comportamentais.
Silvia Lane: com ampla visibilidade nacional e internacional, o seu conjunto teórico é conhecido como "A Escola Crítica de São Paulo". Seus textos são obrigatórios na maioria dos cursos de Psicologia dos países de língua portuguesa e espanhola.
Thereza Mettel: uma das pioneiras terapeutas comportamentais no Brasil, e sua brilhante trajetória dentro da Psicologia como ciência sempre foi pautada na busca pelo rigor metodológico e conceitual. Dedicou sua carreia a singularidade humana.
Sylvia Leser de Melo: deixou uma sólida e original contribuição para o desenvolvimento da psicologia científica por suas próprias pesquisas e pela formação de um grande número de pesquisadores.