CRP09 celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa

Dia da Pessoa Idosa
O dia 1º de outubro marca as celebrações pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção da sociedade em relação a este grupo populacional, que muitas vezes está sujeito a diversos tipos de vulnerabilidade social.

A psicóloga Lazara Ribeiro F. Lima (CRP 09/000079) ressalta a importância desta data, destacando a necessidade de um olhar atento da sociedade brasileira e do poder público para esta questão. “No Brasil, infelizmente, há uma grande proporção de pessoas com 60+ vivendo com suas famílias ou mesmo sozinhas numa situação de extrema pobreza, em ambientes insalubres e violentos. Que neste Dia Internacional da Pessoa Idosa, possamos continuar na luta em favor dessa população, de modo a sensibilizar a comunidade em geral para acolhimento e inclusão social das pessoas 60+ tão vulneráveis e tão importantes pela sua história de vida construída ao longo do tempo”.

O psicólogo Wadson Arantes Gama (CRP 09/001523), presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), reforça a necessidade de se ampliar o debate em relação aos Conselhos e Fundos Municipais voltados para a proteção e elaboração de políticas públicas para a população idosa. “Todas as pessoas envelhecem. É uma dádiva da vida passar por esse processo. A população 60+ enfrenta uma realidade específica, marcada por muitas lutas por reconhecimento e amparo da sociedade. A saúde mental deste grupo não é definida apenas pelo corpo envelhecido, mas também pela forma como a sociedade encara a pessoa idosa. Por isso, é estritamente importante que toda a sociedade esteja comprometida em assistir e amparar essas pessoas", destaca Wadson.

Os Fundos Estaduais e Municipais da pessoa idosa são importantes mecanismos destinados à garantia e defesa dos direitos da pessoa 60+. Esses fundos especiais se destinam à captação de recursos financeiros que devem ser aplicados, exclusivamente, em programas, projetos, ações e atividades que dizem respeito ao atendimento à pessoa idosa. Atualmente, apenas 17 dos 246 municípios goianos possuem fundos destinados à pessoa idosa.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO