Universidade Federal de Catalão debate a ansiedade na experiência universitária

WhatsApp Image 2021 10 14 at 18.02.48
O presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, ministrou a palestra “Ansiedade na Experiência Universitária”, como parte da programação do evento "Saúde Mental Estudantil", promovido pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), no dia 14 de outubro. Wadson é mestre em Psicologia pela PUC-GO, especializado em Psicologia Social e EaD e professor de graduação e pós-graduação. Em sua palestra, Wadson abordou questões envolvendo a ansiedade em professores e estudantes dentro do ambiente acadêmico, especialmente durante a pandemia.

“Antes da pandemia, as pessoas não estavam acostumadas a ficar tanto tempo consumindo conteúdos em frente a uma tela. O ambiente virtual propícia o acúmulo de muitas atividades e experiências dentro de um mesmo espaço físico. Muitas vezes a pessoa termina o home office e, sem nem mesmo se levantar da cadeira, já começa a assistir a uma aula da faculdade. Então, esse contexto afetou muito a nossa gestão do tempo, desencadeando questões como a ansiedade e a fadiga. É importante que a faculdade proponha discussões em relação a isso e seja também um lugar de escuta e acolhimento”, analisou Wadson.

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRPE) da UFCAT) e pode ser conferido na íntegra no canal do YouTube da instituição, por meio deste link. De acordo com a Coordenadora Biopsicossocial da UFCAT, Letícia Cunha Franco, a ideia do evento surgiu a partir da identificação, por parte da universidade, do aumento da fragilidade dos estudantes durante a pandemia, além do agravamento do sofrimento mental na comunidade universitária.

“Buscamos ações para o fortalecimento da política de atenção integral à saúde mental estudantil, como promoção à saúde mental, prevenção de doenças e agravos, redução de danos, e prevenção do suicídio. Além disso, uma das iniciativas para motivar a comunidade universitária ao cuidado integral foi trazer para a nossa realidade um expoente específico da área, o Conselho Regional de Psicologia, representado na figura de seu presidente, e com isso, abrir caminhos para ampla discussão acerca da ansiedade na experiência universitária, da importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento profissional para redução do sofrimento e melhoria da qualidade de vida”, definiu Letícia.

O evento faz parte do 1º ciclo de atividades para fortalecimento da Política de Atenção Integral à Saúde Mental Estudantil da UFCAT. A abertura da palestra ministrada por Wadson contou com a presença da reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, do Pró-Reitor de Políticas Estudantis, Emerson Gervásio de Almeida e da Diretora de Atenção Estudantil, Graciele Cristina Silva.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO