CRP09 participa de etapas municipais e fortalece apoio à Conferência Nacional de Saúde Mental

A psicóloga e conselheira Ana Lourdes de Castro Schiavinato, presidente da Comissão Especial de Psicologia na Saúde e representante do CRP09 no Conselho Estadual de Saúde, participou de diversas conferências municipais de saúde mental nas últimas semanas, passando por cidades como Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Firminópolis, Paraúna, Crixás e Indiara. Após as etapas municipais, o próximo passo será a realização das etapas estaduais e preparatórias e, posteriormente, a conferência nacional.

A psicóloga destaca que o Brasil ficou um longo período sem a realização de conferências sobre saúde mental. A última Conferência Nacional de Saúde Mental foi realizada em 2010, em Brasília, e somente dez anos depois o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a Resolução nº 652, que convoca a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), cuja etapa nacional será realizada em Brasília, entre os dias 8 e 11 de novembro deste ano.

Para Ana Lourdes, há ainda um longo caminho pela frente nas discussões sobre o investimento em saúde mental por meio do poder público e o fortalecimento da oferta de serviços psicológicos na atenção básica. Por isso, a realização de etapas municipais e regionais que precedem a CNSM é fundamental para que se conheça a realidade e as necessidades específicas de cada localidade.

"A atual gestão do CRP09 abraçou este compromisso de estar mais próximo dos municípios de todas as regiões do estado, para avaliar a atuação da(o) profissional de psicologia dentro da rede de atenção psicossocial e dar visibilidade às fragilidades, dificuldades e necessidades apresentadas. A conclusão a que chegamos é que as(os) profissionais precisam ser fortalecidas(os) dentro dessa rede, e as políticas públicas voltadas para esta área precisam ser estruturadas e executadas de forma satisfatória", analisa a conselheira.

As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem de forma imprescindível para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas, além de direcionar as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. Este ano, o tema escolhido para percorrer as etapas municipais, estaduais e nacional é "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".

"Estamos há mais de uma década sem travar esse tipo de discussão na esfera pública no Brasil. Então, o momento é importante justamente para entender o atual cenário e como está a situação da implementação das políticas de saúde mental dentro de cada município, apontando quais são as necessidades especificas de cada lugar. Além do tema maior, que é o cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento mental ou que fazem uso de drogas, iremos abordar todos os aspectos que perpassam a questão da saúde mental no Brasil", destaca Ana Lourdes.

O apoio do CRP09 às conferências municipais, que contaram com palestras ministradas pela conselheira Ana Lourdes, foi intensificado após a eleição da psicóloga como conselheira titular do Conselho Estadual de Saúde, possibilitando uma contribuição ainda maior da autarquia com as esferas do poder público. A conselheira ressalta que o momento pós-pandemia é oportuno para cobrar o compromisso dos governantes com a elaboração de políticas públicas consistentes, após o aumento expressivo no número de casos de adoecimento mental no contexto da Covid-19.

site saúde mental

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO