Etapa Centro-Oeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS apresenta realidade da região

A II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS - O fazer da Psicologia no contexto da pandemia – Etapa Centro-Oeste ocorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2022, no auditório do Centro Universitário UDF (704/904 Sul), em Brasília/DF, com uma programação que contemplou diversos aspectos da Psicologia e seu compromisso social no contexto do atual momento de pandemia e também no pós-pandemia, a partir da perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A psicóloga e conselheira Mirelly Conceição do Carmo (CRP 09/10238) foi uma das representantes do CRP09 no evento, e destacou a importância de a Etapa Centro-Oeste promover a localização dos debates para a realidade da região, ressaltando as particularidades de cada Estado.

"Nossa participação no evento em Brasília foi fundamental, pois somos um dos CRPs que representam a região Centro-Oeste, e a proposta desta Mostra é justamente apresentar e refletir sobre as práticas de profissionais da Psicologia dentro do SUAS, de acordo com a realidade de cada local. Levamos o nosso saber, o nosso fazer e a nossa identidade profissional, para que profissionais de outros lugares conheçam as práticas que estamos realizando aqui. São práticas de transformação da realidade social e que atestam o engajamento das(os) psicólogas(os) goianas(os) em relação ao SUAS", avalia Mirelly.

A psicóloga e conselheira do CRP09 participou de uma roda de conversa na qual abordou os processos de vigilância socioassistencial do SUAS, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. A etapa Centro-Oeste da II Mostra Nacional também foi um espaço para denunciar as dificuldades enfrentadas por profissionais da categoria e os desmontes sistemáticos vivenciados no âmbito do SUAS.

O Estado de Goiás também marcou presença na programação do evento por meio da participação do psicólogo Joseleno Vieira dos Santos (CRP 09/00766), que compôs a mesa temática "A pandemia e o estado de calamidade social: aumento da violência sexual a crianças e adolescentes, e as crianças órfãs da Covid-19" ao lado da psicóloga Cláudia Araújo Lima (MS), com mediação do psicólogo Rafael Gonçalves (CRP 01/DF).

A Etapa Centro-Oeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS é uma realização do Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), do Conselho Regional de Psicologia 01ª Região (DF), Conselho Regional de Psicologia 09ª Região (GO), Conselho Regional de Psicologia 14ª Região (MS) e Conselho Regional de Psicologia 18ª Região (MT), com apoio do Centro Universitário UDF.

Design sem nome

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO