Psicólogas de Goiás apresentam em Brasília trabalho sobre a importância da psicologia na gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia durante a pandemia

As psicólogas Alciene Alves Ferreira (CRP 09/2797) e Carolina Bogado Manhães (CRP 09/5024) representaram o CRP09 na Etapa Centro-Oeste da II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS - O fazer da Psicologia no contexto da pandemia, realizada no último fim de semana, em Brasília, com a apresentação de um relato de experiência sobre práticas da psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) durante o enfrentamento à Covid-19.

O trabalho, intitulado "Cuidando de Quem Cuida: Atenção da Gestão e Acolhimento Psicológico aos Servidores do SUAS", também teve como coautora a socióloga Maria de Lourdes Corsino Peres, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia (SEMAS). O projeto surgiu a partir de demandas de servidores do órgão no contexto da pandemia. Com o aumento de casos de ansiedade e adoecimento mental, a gestão da pasta identificou a importância de proporcionar suporte psicológico a trabalhadoras(es).

O projeto começou com uma roda de conversa. Inicialmente, eram três psicólogas e, posteriormente, a equipe foi reforçada com a entrada de uma socióloga, que colabora com os agendamentos nas unidades e o levantamento das prioridades do atendimento em cada uma delas. Durante um período, o projeto também contou com a parceria do Instituto Goiano de Psicodrama.

"Sou psicóloga no SUAS por escolha, e tenho orgulho de ser também psicóloga social. A II Mostra Nacional representou uma troca importante de conhecimento, de energias, alegrias e sobretudo a necessidade de mantermos vigilantes, atentos e fortes acerca da conjuntura atual que tem, exponencialmente, afetado a garantia de direitos de todos os trabalhadores e usuários do SUAS", destacou Alciene Alves Ferreira.

O método escolhido para o projeto é qualitativo, com rodas de conversa, psicoeducação e vivências psicoterapêuticas. Segundo as autoras, os resultados de cada encontro são bastante significativos, e o projeto tem contribuído para proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável para as(os) servidoras(es) da SEMAS. O trabalho apresentado em Brasília foi indicado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), do CFP, para se transformar em um modelo para ser pensado em âmbito nacional.

afsdfsfsfafa

 

© 2022 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO