XI Seminário de Psicologia e Políticas Públicas possibilita discussões importantes sobre acesso à saúde mental no Brasil

1
Mais de 600 pessoas frequentaram o auditório e as salas de oficina da PUC Goiás durante os dois dias de programação do XI Seminário de Psicologia e Políticas Públicas, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia 9ª Região (CRP09) em parceria com instituições de ensino superior. O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, e promoveu discussões e reflexões em torno do tema “Fragilidades e Incertezas do Acesso à Saúde Mental no Brasil”.

A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais que exaltaram a cultura goiana. O grupo musical Os Menestréis, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação, trouxe para o palco da PUC clássicos do cancioneiro brasileiro em versões à capella. Em seguida, a banda e o coral de estudantes do Colégio Estadual Antônio Ferreira Rios, da cidade de São Francisco de Goiás, executaram o hino nacional e canções populares. O momento cultural foi encerrado com a interpretação de um poema pela atriz Ozinete Soledad, de 87 anos, da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado.

A conferência de abertura foi ministrada pelo psicólogo Rogério de Oliveira Silva (CRP 04/14209), ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia 04ª Região – Minas Gerais. Em sua fala, o psicólogo abordou dificuldades que a população brasileira enfrenta atualmente no acesso à saúde mental pela rede pública, e desafios que governantes enfrentarão nos próximos anos caso políticas públicas fortes e abrangentes não sejam estabelecidas.

Os dois dias de programação do evento contemplaram ainda mesas-redondas, palestras, conferências, oficinas e rodas de conversa, que aprofundaram a discussão sobre políticas públicas e o acesso à saúde mental no Brasil. O evento contou com a participação de profissionais de renome em Goiás e também de outros estados do país, como o psicólogo Tássio de Oliveira Soares (CRP 23/660), ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia 23ª Região – Tocantins.

"O Seminário cumpre o seu papel em dois aspectos muito importantes. Primeiro, por promover a disseminação de ideias potentes sobre políticas públicas, e o papel da Psicologia em relação a elas. E também precisamos destacar a importância do evento em seu aspecto prático, proporcionado pelas oficinas, pois elas possibilitam que profissionais e discentes lidem com a dimensão prática do seu fazer, ampliando a visão dessas pessoas em relação às políticas públicas", avalia Tássio, que participou da mesa-redonda “Psicologia, Políticas Públicas e o Sistema Conselhos” e também conduziu a oficina “Psicoterapia breve como ferramenta de acolhimento no contexto institucional”.

A programação do evento foi construída a múltiplas mãos, contando com a colaboração de conselheiras e conselheiros do X Plenário – "Fortalecer a Profissão: Ética, Empregabilidade e Valorização Profissional", membros da Comissão Especial de Pluralidades, funcionárias e funcionários do CRP09 e entidades de ensino parceiras, como Unidesc, Unifan, IPOG, NEPEV, Faculdade Anhanguera, UNIALFA, Fac Inpro, UEG, Fac Unicamps, PUC Goiás, Estácio, Unicambury, Universo, Instituto Habiens e Instituto Suassuna. A escolha dos temas para as atividades priorizou intersecções e paralelos com o contexto da pandemia da Covid-19 e o cenário pós-pandêmico, como destaca a psicóloga Dra. Ionara Vieira Moura Rabelo (CRP 09/1661).

"O Seminário foi muito bem formatado, procurando tocar em pontos que afetam o nosso exercício profissional em relação à pandemia, e orientando profissionais acerca das particularidades deste contexto. A discussão sobre estes aspectos é imprescindível. A minha fala, por exemplo, sobre suicídio na pandemia, abordou quais são os fatores de risco, os fatores protetivos, e de que forma as(os) psicólogas(os) que atuam em políticas públicas podem pensar nesses fatores e alterar processos de trabalho para cuidar de pessoas que possam estar cogitando ou tenham tentado o suicídio”, ressalta a Dra. Ionara Rabelo, que ministrou a conferência “Sofrimento mental e tentativas de suicídio na pandemia”.

O Seminário de Psicologia e Políticas Públicas é um dos principais eventos do calendário do CRP09 e chegou à sua 11ª edição com a proposta de reaproximar o Conselho de seu público, após o distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19. Este foi o primeiro seminário presencial organizado pelo CRP09 desde março de 2020, quando o governo de Goiás determinou uma série de restrições sanitárias para conter a rápida propagação da doença.

2

© 2022 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO