CRP09 participa de sessão solene em homenagem a profissionais da linha de frente contra a Covid-19

O conselheiro Cândido Renato Alves de Oliveira representou o CRP09 e toda a categoria de psicólogas e psicólogos em Goiás em uma sessão solene na Assembleia Legislativa realizada em homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores da linha de frente contra a Covid-19 em Goiás. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Karlos Cabral (PSB) e contou com mais de 200 homenageados e homenageadas de diferentes áreas de atuação da saúde, que representaram profissionais que estiveram ou que ainda estão na linha de frente do combate ao coronavírus em todo o Estado.

"Vivemos em um país infelizmente desigual, e a pandemia escancarou inúmeras desigualdades e problemas sociais que a população enfrenta há décadas, como desemprego, péssimas condições de saneamento básico, falta de acesso à educação, dentre outras. Sem o devido reconhecimento e mesmo negligenciado pelo Governo Federal, que deveria ter gerido a pandemia de uma maneira organizada e unificada, o Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais se mostraram fundamentais no enfrentamento desta pandemia, por ser, mesmo em meio a tantos desafios, um sistema de saúde público, gratuito e universal. Essa homenagem é um viva à vida desses profissionais, e um momento de chamarmos a atenção para garantir mais direitos à categoria, entre eles, boas condições de trabalho, salários dignos, estabilidade profissional, plano de carreira, espaço ocupacional garantido por lei", destacou o deputado Karlos Cabral.

A solenidade foi realizada no plenário Iris Rezende Machado, onde foram homenageadas(os) psicólogas(os), médicas(os), enfermeiras(os), assistentes sociais, fonoaudiólogas(os), fisioterapeutas, técnicas(os) de enfermagem, dentre outras(os) profissionais da linha de frente, entre elas(es), aqueles que trabalharam nos hospitais de campanha em todo o Estado. Em seu discurso, o conselheiro Cândido Renato destacou a importância da Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19, quando houve grande aumento de casos de adoecimento mental por parte de profissionais da saúde.

"Tenho a honra de estar neste evento que, de forma simbólica, reconhece a atuação exemplar de profissionais de saúde que atuaram e atuam na linha de frente contra a Covid-19 em Goiás, em especial, representando as psicólogas e psicólogos que estão aqui hoje. Atualmente somamos mais de 430 mil, sendo o Brasil o país com o maior número de psicólogas e psicólogos no mundo. Só em Goiás, somos mais de 12.500 profissionais. Segundo estudos apresentados pela USP, ao menos 36% dos profissionais que atuaram na linha de frente contra a COVID-19, apresentaram algum tipo de sofrimento mental em decorrência do estresse vivido durante a atuação profissional. A entrega destes profissionais não se resumiu apenas ao conhecimento técnico e científico, muitas e muitas de nós, colocamos nosso corpo, literalmente, na guerra contra esse vírus e o impacto disto, certamente, marcará toda nossa história", ressaltou o psicólogo Cândido Renato Alves de Oliveira.

O CRP09 também exalta a contribuição fundamental de psicólogas e psicólogos no enfrentamento da pandemia, e estende a homenagem às(aos) mais de 12 mil profissionais em atividade no Estado de Goiás.

Design sem nome

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO