Os psicólogos do Tocantins terão um conselho de classe exclusivo dos profissionais do Estado. A decisão foi tomada no último dia 16, durante a Apaf - Assembleia que reúne o Conselho Federal de Psicologia e demais regionais ? em Brasília (DF). A reivindicação foi do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região, que dará ainda suporte financeiro ao conselho recém-criado pelo período de dois anos. Foram Delegados representando o CRP-09 os conselheiros Wadson Arantes Gama, Sandra Valéria Nogueira, Gérley Lopes e Ériko Netto de Lima.
Até o momento, o Tocantins integrava o regional 09, juntamente com Goiás. O Estado tem hoje 740 psicólogos inscritos e ativos. A expectativa é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos. São três faculdades de Psicologia nas cidades de Palmas, Gurupi e Colinas. Em Araguaína, um curso está em fase de implantação.
Compromisso - O desmembramento e a criação do novo regional foram compromissos assumidos pela atual gestão VII Plenário Pluralidades do CRP-09, frente aos anseios da categoria tocantinense. “Essa é uma meta que traçamos durante a campanha para a gestão do CRP, pois consideramos que o desmembramento do conselho será de grande importância para os psicólogos tocantinenses”, avalia o presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama.
A luta para a criação do Conselho do Tocantins foi empenhada pela gestão antes mesmo dela assumir o CRP-09. “A criação do CRP-23/TO reflete o empenho do VII Plenário com as lutas da categoria no Tocantins. O caminho foi longo, mas conseguimos seguir em frente, e não nos furtamos ao compromisso assumido”, ressalta a vice-presidente do CRP-09, Sandra Valéria Nogueira.
Para o Conselheiro Ériko de Lima, "a existência de uma Seção de Base estruturada, com um Colegiado Gestor atuante e uma organização significativa da categoria no Estado, aliados ao investimento significativo do VII Plenário nas ações de interiorização da Psicologia no Tocantins foram fundamentais para a vitória conquistada.”
Reivindicação ? a atual gestão, desde a primeira APAF que participou, pleiteou inclusão de pauta do tema desmembramento do Tocantins. Na APAF anterior à última, realizada nos dias 26 e 27 de maio, foi proposta a criação de um grupo de trabalho nacional para tratar deste tema.
Assim, o CRP-09 passou a integrar o GT e a representante de Goiás e do Tocantins nessa discussão era a conselheira-tesoureira, Gérley Lopes Cardoso. “Nós conseguimos que o assunto fosse mantido na pauta dessa APAF, reiteramos que a criação de um Conselho por Estado tem sido diretriz aprovada em todos os Congressos nacionais da categoria e que a criação do CRP-23 facilitaria a interiorização das ações do sistema conselhos. O Plenário da APAF se sensibilizou e votou favorável a proposta". E complementa: “Nos dedicamos muito e hoje estamos com a consciência do dever cumprido pois resgatamos mais um compromisso da Gestão Pluralidades com os psicólogos e as psicólogas tocantinenses", diz.