O novo Regimento Interno do CRP09 foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e publicado no Diário Oficial da União. O texto ampliado e atualizado com as normas de funcionamento e estruturação do CRP09 é resultado da mobilização e dos esforços do X Plenário em torno da aprovação de um regimento mais detalhado e moderno, cuja elaboração teve início durante a gestão do IX Plenário.
O novo texto está em consonância com as diversas possibilidades de atuação do Conselho em prol de beneficiar e fortalecer a categoria em Goiás, proporcionando mais agilidade no atendimento e na tramitação de processos, e reforçando o compromisso da gestão com os valores e princípios da boa administração pública.
A elaboração do novo Regimento foi conduzida pelo X Plenário com o intuito maior de adequar o CRP09 à nova realidade social, contando com um texto mais detalhado e amplo, que atende às necessidades legais e permite ainda mais transparência nas contratações e na prestação de contas junto à categoria.
Entre as conquistas do novo Regimento, está a consolidação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) como comissão permanente, que tem caráter efetivo. A CDH, antes comissão especial, de caráter transitório ou eventual, é uma das mais atuantes do CRP09, atuando no fortalecimento da relação do Conselho com diversos segmentos da sociedade, órgãos públicos, movimentos e associações que lutam pelos direitos humanos em Goiás.
Outra mudança importante para a categoria é a consolidação da Câmara de Mediação da Comissão de Orientação e Ética (COE). Esta Câmara é responsável por conduzir procedimentos de mediação nos processos éticos-disciplinares, desta forma corroborando com o compromisso do CRP09 em estimular a cultura social de autocomposição dos conflitos.
Clique aqui para acessar a íntegra do novo Regimento Interno do CRP09!