CRP09 parabeniza profissionais pelo Dia da(o) Psicóloga(o)!

INTERNO SITE DIA DO PSI

Em 2022, psicólogas e psicólogos de todo o Brasil celebram um marco importante e histórico! A Psicologia chegou ao país no início do século XX, mas só foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. São 60 anos de Regulamentação da profissão, que desempenha uma missão primordial: cuidar da saúde mental das pessoas. A Psicologia se consolida, então, como elemento fundamental em meio a uma sociedade cada vez mais adoecida.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que torna o Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, na educação, na assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de atenção à saúde mental, sempre atenta ao cuidado e à proteção integral.

Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia. Em 1992, por meio da Resolução 004/92, o CFP determinou a criação do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região, que se tornou um marco para profissionais atuantes em Goiás. Atualmente, o Estado de Goiás já conta com mais de 12 mil profissionais ativas(os), com uma forte atuação do CRP09 na defesa dos interesses da categoria e na inserção da Psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.

A Psicologia completa seis décadas marcada profundamente pelo compromisso com a democracia e a defesa intransigente dos direitos humanos em busca de uma sociedade menos desigual, mais justa e mais fraterna. Os 60 anos da Regulamentação da Psicologia e os 30 anos da criação do CRP09 representam a consolidação de uma profissão que se baseia nos valores éticos e que vem percorrendo uma trajetória consistente, contribuindo de forma concreta para a construção de um país melhor.

O CRP09 reafirma o seu compromisso de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da Psicologia em Goiás, sempre atento aos desafios que se fazem presentes na atuação de cada profissional da área, e parabeniza toda a categoria pelo Dia da(o) Psicóloga(o), ressaltando sua atuação por uma profissão cada vez mais reconhecida e valorizada!

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO