Revista PCP: edição especial destaca os 60 anos da Psicologia no Brasil

Um convite à reflexão quanto às práticas e saberes da Psicologia brasileira ao longo dos últimos 60 anos, articulando uma análise das produções, reflexões e experiências com as perspectivas futuras da profissão no Brasil. Essa é a abordagem da edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão – Psicologia 60 Anos: Trajetórias e Perspectivas. O fascículo completo já pode ser acessado aqui pela plataforma da SciELO.

Esta edição especial reúne 15 artigos, selecionados dentre mais de 80 textos apresentados no edital de chamamento. A Revista PCP sobre os 60 anos da Psicologia é dividida em dois eixos de trabalhos. O primeiro parte de uma análise mais focada na organização do marco histórico e identitário da profissão, com textos que discutem a história, a crítica à própria profissão e formação, além de reflexões sobre campos estratégicos dos fazeres da Psicologia na sociedade brasileira, como a clínica, a avaliação psicológica e as análises institucionais.

O segundo eixo de artigos é dedicado à construção da relação da Psicologia com a sociedade brasileira. Os textos refletem o posicionamento da profissão frente a temas como a defesa dos direitos humanos – com ênfase na análise da implicação nas políticas públicas, notadamente nas da infância e juventude, de assistência social, de gênero, sexualidade e saúde reprodutiva, de educação inclusiva e de direitos dos povos indígenas e outros povos tradicionais. 

“A proposta deste número especial é, sobretudo, fazer uma reflexão sobre as práticas e saberes da Psicologia durante esses 60 anos de regulamentação. Uma reflexão sobre os seus campos temáticos, produções e suas experiências profissionais, mostrando, principalmente, que práticas foram produzidas durante esse período, as trajetórias dentro da profissão e quais desafios há para o futuro”, destaca a conselheira do CFP e editora da PCP, Neuza Guareschi.

Sem título Revista PCP

Análise e perspectivas

A conselheira Neuza Guareschi ressalta o interesse de pesquisadores e profissionais em refletir sobre a trajetória de transformações e avanços da Psicologia. “Gostaríamos de agradecer às excelentes respostas que tivemos ao nosso editorial para a elaboração deste número especial. Foram mais de 80 submissões, trazendo reflexões e experiências sobre a nossa profissão, sobre os nossos campos profissionais, sobre nosso campo teórico, analisando as nossas experiências e implicações com essa profissão e como construímos a nossa ciência e nossa sociedade”. 

Nesses mais de quarenta anos de existência a Revista PCP tem se dedicado a propiciar aos profissionais da Psicologia uma reflexão contínua sobre suas práticas, com pesquisas, experiências e reflexões teóricas sobre todo o campo da Psicologia. “Queremos cada vez mais contribuir para que sejam publicados textos que reflitam as nossas práticas profissionais, sempre mostrando a pluralidade de conhecimentos dentro da Psicologia”, reforça Neuza Guareschi.

Editada desde 1979, a Revista PCP é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.

Saiba mais:

Leia a íntegra da edição especial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão – Psicologia 60 Anos: Trajetórias e Perspectivas

Revista PCP abre seleção para edição especial sobre 60 anos da Psicologia no Brasil

Acesse o edital de chamamento público para a Edição Especial de 60 anos da Psicologia.

Confira todas as edições da PCP desde 1979 até os dias atuais.

Acesse a Edição Especial de 50 Anos da Psicologia.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO