Hoje, 10 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, e tem o objetivo de alertar governos, entidades, movimentos da sociedade civil e a população em geral para a necessidade do cuidado preventivo em relação à saúde mental.
Em 2022, o tema do Dia Mundial da Saúde Mental é "Tornar a saúde e o bem-estar mental para todas as pessoas uma prioridade global". A temática lança uma importante discussão em relação às profundas desigualdades sociais ao redor do mundo, evidenciadas ainda mais durante a pandemia da Covid-19. No Brasil e em diversos outros países, grande parte da população não consegue obter acesso adequado ao cuidado em saúde mental.
"O Dia Mundial da Saúde Mental chama a nossa atenção para a necessidade de fortalecimento dos serviços de saúde mental. No Brasil, precisamos apoiar e ampliar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os serviços que atuam no cuidado em liberdade. A saúde mental precisa ser fortalecida e garantir o protagonismo das pessoas na sociedade", afirma o conselheiro Marco Aurélio da Silva Lima, vice-presidente do CRP09 e presidente da Comissão Especial de Psicologia na Saúde.
O CRP09 compreende que o cuidado em saúde mental deve ser garantido como um direito essencial da população brasileira, e deve estar no centro das políticas públicas em todas as esferas de poder.