CRP09 debate políticas públicas para a Pessoa Idosa em reunião com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

A conselheira Luciana Amorim de Santana Mota e o conselheiro Wadson Arantes Gama, que representam o CRP09 no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), participaram de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Durante o encontro, foram debatidas as políticas públicas propostas pelo Estado de Goiás para a promoção de saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas idosas.

"O cuidado com a pessoa idosa é urgente e necessário. Trabalhamos arduamente para implantação de políticas públicas eficientes, visando a ampliação e a garantia dos direitos desta população. Cuidar da pessoa idosa é cuidar do futuro de todos nós", afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima.

O CRP09 ocupa duas cadeiras na gestão do CEDPI/GO, que também conta com representantes de outras entidades e organizações da sociedade civil. O CEDPI/GO é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo e consultivo, que atua no monitoramento, acompanhamento, fiscalização e avaliação das políticas públicas relacionadas à Pessoa Idosa.

O órgão também acompanha a gestão orçamentária e financeira do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, promove campanhas sobre os direitos da pessoa idosa, e fiscaliza as entidades e organizações governamentais e não-governamentais de atendimento aos direitos da pessoa idosa, entre outras ações. Além disso, incentiva a criação dos Conselhos Municipais e Fundos Municipais da Pessoa Idosa, para pensar as políticas de atendimento integral em cada localidade.

Os Fundos Estaduais e Municipais da pessoa idosa são importantes mecanismos destinados à garantia e defesa dos direitos da pessoa 60+. Esses fundos especiais se destinam à captação de recursos financeiros que devem ser aplicados, exclusivamente, em programas, projetos, ações e atividades que dizem respeito ao atendimento à pessoa idosa. Atualmente, apenas 57 dos 246 municípios goianos possuem fundos destinados à pessoa idosa.

Conselho 0001SEDS

 

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO