A conselheira Luciana Amorim de Santana Mota e o conselheiro Wadson Arantes Gama, que representam o CRP09 no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO), participaram de uma reunião promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Durante o encontro, foram debatidas as políticas públicas propostas pelo Estado de Goiás para a promoção de saúde, dignidade e qualidade de vida para as pessoas idosas.
"O cuidado com a pessoa idosa é urgente e necessário. Trabalhamos arduamente para implantação de políticas públicas eficientes, visando a ampliação e a garantia dos direitos desta população. Cuidar da pessoa idosa é cuidar do futuro de todos nós", afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima.
O CRP09 ocupa duas cadeiras na gestão do CEDPI/GO, que também conta com representantes de outras entidades e organizações da sociedade civil. O CEDPI/GO é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo e consultivo, que atua no monitoramento, acompanhamento, fiscalização e avaliação das políticas públicas relacionadas à Pessoa Idosa.
O órgão também acompanha a gestão orçamentária e financeira do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, promove campanhas sobre os direitos da pessoa idosa, e fiscaliza as entidades e organizações governamentais e não-governamentais de atendimento aos direitos da pessoa idosa, entre outras ações. Além disso, incentiva a criação dos Conselhos Municipais e Fundos Municipais da Pessoa Idosa, para pensar as políticas de atendimento integral em cada localidade.
Os Fundos Estaduais e Municipais da pessoa idosa são importantes mecanismos destinados à garantia e defesa dos direitos da pessoa 60+. Esses fundos especiais se destinam à captação de recursos financeiros que devem ser aplicados, exclusivamente, em programas, projetos, ações e atividades que dizem respeito ao atendimento à pessoa idosa. Atualmente, apenas 57 dos 246 municípios goianos possuem fundos destinados à pessoa idosa.