CRP09 participa do II Encontro Estadual na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realiza, ao longo desta terça-feira (18 de outubro), o II Encontro Estadual na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema desta edição é a “Implementação dos Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa”. O evento, que ocorre no auditório da entidade, em Goiânia, é destinado a integrantes do MPGO, gestores municipais (prefeitas, prefeitos e representantes de Secretarias de Assistência Social), vereadoras e vereadores, conselheiros e conselheiras municipais da pessoa idosa, profissionais de contabilidade, gestores de instituições de longa permanência para pessoas idosas e a comunidade em geral.

O encontro é promovido pelo MPGO, por meio da Escola Superior (Esump), da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional e da Coordenadoria de Projetos Institucionais, e conta com o apoio de órgãos e instituições do Estado de Goiás, entre elas, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/GO). A conselheira Luciana Amorim de Santana Mota e o conselheiro Wadson Arantes Gama, que representam o CRP09 no CEDPI/GO, e as conselheiras Marli Bueno de Castro e Girlene Maria de Moura Carneiro, da Comissão Especial da Pessoa Idosa do CRP09, participam do evento.

“Em outubro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa, e ao longo de todo o mês, queremos conscientizar os gestores públicos e a população em geral sobre a importância de termos um olhar atento em relação às pessoas idosas. Para isso, é imprescindível que o poder público tenha políticas públicas consistentes e que contemplem todas as necessidades e direitos destas pessoas”, afirma o conselheiro presidente do CRP09, Wadson Arantes Gama, que também é presidente do CEDPI/GO.

Imagem do WhatsApp de 2022 10 18 às 08.46.44

1 00016

Entre os principais temas abordados pela programação do evento, estão o papel dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa no fomento e no fortalecimento das políticas públicas e a importância dos Fundos Municipais da Pessoa Idosa. Durante a abertura, integrantes do MPGO ressaltaram a relevância do debate em torno das políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

“O Encontro Estadual da Pessoa Idosa é muito importante para o estado de Goiás, e muito significativo para a parceria que foi firmada entre todos os órgãos envolvidos neste evento. Estamos nesta sinergia e união de esforços, para estabelecermos o compromisso com os direitos da pessoa idosa e com a ampliação no número de Conselhos e Fundos Municipais da pessoa idosa. Queremos que nosso Estado realmente seja uma referência no tratamento a essa população e no respeito às políticas públicas. É com muita alegria que estamos aqui reunidos com mais de 260 participantes, oriundos dos quatro cantos do estado, e é um motivo de muita celebração, troca de conhecimento e experiências”, declarou a promotora de Justiça e Coordenadora de Projetos Institucionais do MPGO, Sandra Mara Garbelini.

“É muito bom ver este auditório cheio de pessoas que tenham interesse comum neste tema. Precisamos cuidar da pessoa idosa sobre o melhor prisma, que é o de construir este caminho. Todos nós, se não estamos, seremos pessoas idosas um dia. Hoje me sinto muito confortável em falar sobre isso, porque sou idoso. O MPGO é a nossa casa, a casa do cidadão. Por aqui, nós tratamos de assuntos diversos da sociedade, e nossas pautas sempre têm uma ligação muito direta com a realidade das pessoas”, complementou o procurador Aylton Flávio Vechi, presidente do MPGO.

Após a realização do encontro, as palestras e as atividades que compõem a programação ficarão disponíveis no canal da Esump no YouTube (acesse neste link).

2 06656233

3 5891231

4 264321313

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: gerenciageral@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO