Consciência Negra e o papel da Psicologia na luta antirracista

interno site consciencia negra 2022

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, simboliza o enfrentamento e a luta que pessoas e coletivos travam diariamente com o objetivo de eliminar o racismo estrutural que persiste em nossa sociedade.

Psicólogas e psicólogos que abordam as Relações Étnico-Raciais no exercício da Psicologia, fundamentadas nos Direitos Humanos, desempenham uma importante contribuição para a redução das desigualdades sociais e do comportamento racista. Para a psicóloga Thais Maris Sales, presidente da Comissão Especial de Raça e Etnia do CRP09, a data é um marco a ser lembrado, mas a luta antirracista deve ser permanente.

"O Dia da Consciência Negra é em referência à morte de Zumbi dos Palmares, que é um símbolo de resistência, de luta para a gente. E, para a Psicologia, é uma data importante como um marco a ser lembrado. Mas a luta antirracista deve extrapolar novembro. Deve ser de janeiro a janeiro, porque sabemos que histórica e socialmente, as microagressões derivadas do racismo impactam na construção da subjetividade das pessoas negras", afirma Thais.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003, com a proposta de ser uma ação para ser trabalhada no calendário escolar, e foi oficialmente instituída como data nacional em 2011. O dia escolhido é atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, fazendo uma homenagem a um dos maiores líderes negros na luta contra o sistema escravista.

A Resolução CFP nº 18/2002 estabelece normas de atuação para profissionais em relação ao preconceito e à discriminação racial. A campanha "Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?", elaborada pelas Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia, também é um importante instrumento para o debate sobre o racismo junto à categoria e à sociedade.

"A nós cabe contribuir para a dissolução do racismo. É importante propiciar reflexão, ajudar a pensar e denunciar situações de discriminação racial, e promover o debate público dentro do Sistema Conselhos. E, parafraseando Angela Davis, digo: não basta não ser racista, devemos ser antirracistas", reforça Thais.

Em comemoração ao Novembro Negro, a Comissão Especial de Raça e Etnia realizará o I Encontro Presencialidades Negras na Psicologia, no dia 26 de novembro, das 8h às 12h. O evento presencial ocorrerá no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), localizado na Av. T-1, esquina com Rua T-55, número 2390, no Setor Bueno, em Goiânia. O objetivo do encontro é promover o acolhimento e reforçar a orientação antirracista à categoria. Saiba mais neste link!

© 2022 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno - CEP 74.210-010 - Goiânia - Go
Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904
E-mail: administracao@crp09.org.br

Horário de Funcionamento: 08h às 17h30 

© 2019 - Todos os direitos reservados - CRP09 - Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO