II Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins começou nesta quinta-feira

Publicado em 19/08/2009 às 12h56 | Atualizado em 19/08/2009 às 12h56


O II Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins ? “Psicologia na Contemporaneidade: Conquistas e Desafios da Profissão” começou nesta quinta-feira, 20 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Goiás e Tocantins ? 9ª Região (CRP-09), o evento segue até sábado, dia 22, e promoverá discussões sobre questões sociais que desafiam a Psicologia na busca de soluções e compreensão, como violência, políticas públicas, formação e qualificação, trabalho e campos emergentes.

O evento regional é voltado para psicólogos, docentes, estudantes e profissionais de outras áreas interessados nas temáticas propostas. Neste ano, a expectativa da organização é que o Congresso reúna mais de 700 pessoas em Goiânia durante os três dias de programação, que também marcará as comemorações do Dia do Psicólogo, 27 de agosto. As inscrições individuais e de grupos estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria do Evento, no Centro de Convenções. Os valores para estudantes é R$ 50 e para profissionais, R$ 110.

O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, participará da abertura oficial do Congresso, no dia 20 de agosto, às 19 horas, e ministrará a conferência “Psicologia na Contemporaneidade: Avanços e Desafios da Profissão”. Após a apresentação, será realizado o lançamento do documentário “Recordações de um presídio de meninos”, do cineasta Lourival Belém Jr, que relata as memórias de um ex-interno do Centro de Observação e Orientação Juvenil (COOJ/FEBEM).

A programação do evento também garante uma ampla participação social por meio das oficinas gratuitas, que vão abordar os temas: O Teatro do Oprimido nos espaços de conflito; Situação de desemprego e recolocação profissional; Saúde e alimentação; Filhos e conflitos conjugais; Envelhecer com qualidade; Como identificar sinais de abuso e exploração sexual em crianças e Desafios para a formação de operadores do sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, o Seminário Regional de Psicoterapias será realizado no pré-congresso, no dia 20 de agosto, e durante os demais dias haverá espaços especiais para a Estação BVS-PSI, Pesquisa CREPOP, lançamentos de livros e exposições.

A presidente do CRP-09, Heloiza Helena de Almeida Massanaro, afirma que o Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins se consolida como um referencial para os debates profissionais e científicos. Segunda ela, a organização do evento priorizou temas que estão diretamente ligados à atuação dos profissionais e às demandas sociais. “As temáticas são atuais e vão de encontro aos debates da sociedade porque percebemos que os psicólogos e a Psicologia estão cada vez mais envolvidos em seus compromissos sociais”.

Segundo a presidente do II Congresso de Psicologia, a psicóloga Maria Betânia Gondim da Costa, o propósito do evento é ampliar as reflexões sobre a importância da Psicologia nos diversos contextos sociais e a necessidade do fortalecimento do compromisso social e profissional de cada psicólogo. “A aproximação da Psicologia com os movimentos sociais tem avançado de forma expressiva nos últimos anos e, por isso, é necessário que seja efetivado os espaços de debate sobre o papel da profissão e dos profissionais”.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi