O CRP-09, assim como os demais regionais do país, está se preparando para a 1ª CONFECOM - 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
Cada Estado realizará sua etapa estadual que antecede a etapa nacional.
Em nosso Estado (Goiás), 1ª Conferência Estadual de Comunicação de Goiás acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Assembleia Legislativa, em Goiânia.
Você pode estar se perguntando o que o psicólogo tem a ver com isso. Bem... Não precisamos buscar longe de nossa prática para entendermos a importância desta discussão para a categoria e para a Psicologia como ciência e profissão.
Vejamos o que diz o nosso Código de Ética em seus Princípios Fundamentais:
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.
Então, após a releitura destes princípios, tenho certeza que você já deve estar refletindo e concordando que a Psicologia está altamente implicada na discussão do tema COMUNICAÇÃO E MÍDIA.
Os textos abaixo (produzidos pelo CFP) esclarecem como a Psicologia está implicada neste campo e como ela pode contribuir para o fortalecimento de uma comunicação (mídia) definitivamente comprometida com a formação dos cidadãos.
Então, para mobilizar a categoria e discutir os temas propostos pelo Conselho Federal de Psicologia, o CRP-09 realizará um Seminário no dia 17 de novembro, às 19h, em sua sede, situada na Av. T2 n° 803 - Setor Bueno, em Goiânia.
Leia, intere-se de um dos assuntos mais atuais na área da Psicologia e, não se esqueça, participe de nosso Seminário no dia 17/11. Assim, poderemos representar efetivamente a Psicologia nos dois eventos, Estadual e Nacional.