Seminário Defesa Civil e Psicologia amplia reflexões sobre emergência e desastre
Publicado em 30/10/2009 às 18h59 | Atualizado em 30/10/2009 às 18h59
- Publicado:
O Seminário Defesa Civil e Psicologia discutiu os conceitos de emergências e desastres em Goiânia, no último dia 22 de outubro, no auditório da área I, da PUC-GO, no Setor Universitário. Realizado pelo CRP-09, Defesa Civil e ABEP-Goiás, o evento teve como objetivo ampliar a difusão de informações e contribuir para a construção de políticas públicas para a área, nas quais os psicólogos teriam ampla possibilidade de formação e atuação.
O Seminário atendeu ao protocolo de intenção da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP), promovido em São Paulo no mês de agosto. Os eventos são preparatórios para a I Conferência Nacional de Defesa Civil agendada para os dias 24, 25 e 26 de março de 2010, em Brasília. O tema também será discutido no V Defencil - Seminário Internacional de Defesa Civil, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo.
As entidades organizadoras do Seminário goiano entendem que a aproximação da Defesa Civil com as demais profissões civis será favorável para promover uma atuação técnica e cidadã e, consequentemente, envolverá a Psicologia na construção das Conferências Municipais e Estaduais de Defesa Civil. A presidente do CRP-09, Heloiza Helena Massanaro, afirma que é importante o envolvimento dos psicólogos na construção de políticas públicas para a área. Em relação a emergências e desastres, a Psicologia tem um papel fundamental no trabalho das percepções do risco, na construção de instrumentos para que as pessoas percebam os perigos e no cuidado para reduzir os sofrimentos após as tragédias.
Para a presidente do CRP-09, as possibilidades de atuação dos psicólogos e psicólogas nas emergências e desastres são ricas e podem e devem ser levadas para as demais áreas de trabalho da Psicologia, como Trânsito, Saúde e Educação. "Todas essas discussões vão enriquecer a nossa formação e a troca de informações com a Psicologia para a construção das políticas públicas".
Últimas notícias
17/12/2024
06/12/2024
05/12/2024