ONG Amazonas Visão realiza atendimentos de saúde gratuitos no Norte do Estado

Publicado em 21/12/2009 às 12h00 | Atualizado em 21/12/2009 às 12h00


Vinte e três profissionais de diversas especialidades, das áreas de saúde e meio ambiente, deixaram de lado suas atividades normais em Goiânia, nos dias 30 e 31 de outubro, para prestar serviço voluntário, com seus próprios equipamentos, no povoado de Luiz Alves, a 45 km de São Miguel do Araguaia. O grupo faz parte da ONG Amazonas Visão, fundada em setembro de 2002, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde e meio ambiente às populações ribeirinhas do Rio Amazonas e do Rio Araguaia. A ultrassonografista Márcia Yanagi, que ficou sabendo do trabalho desenvolvido através da internet, veio de São Paulo para integrar-se à equipe.

Desde sua fundação a ONG Amazonas Visão já atendeu mais de 2 milhões de pessoas, nos municípios de Aruanã, Bandeirantes, Luiz Alves, Baliza, Torixoréu (MT) e Araguapaz. Jéssica Lorrane Pereira da Cruz, gestante de sete meses, aproveitou o trabalho da equipe para saber o estado de saúde de seu bebê. A doméstica Rosimeire Farias Rocha, trouxe o filho Eduardo Cláudio Rocha, sete anos, que teve o olho esquerdo perfurado por uma faca quando tinha quatro anos de idade para fazer raspagem. “Eu já estava preocupado porque para fazer pelo SUS tem que encaminhar pra Goiânia e já faz uns dois anos que estou atrás disso, porque da outra vez que eles vieram eu não pude trazê-lo”, explicou a mãe.

“Eu estava procurando um trabalho assim para que eu pudesse desenvolver e quando encontrei o site da ONG na net, já estava em cima da data desse acontecimento aqui, então eu não pensei duas vezes, entrei em contato e estou à disposição da comunidade”, declarou Márcia. Mais de 870 pessoas foram atendidas com exames de pediatria (83), clínica geral (45), pneumologista (35), reumatologia (33), oftalmologista (210), odontologia (83 procedimentos), psicóloga (35 atendimentos individuais e grupais), palestra motivacional/relações interpessoais (20 pessoas), palestra de educação ambiental e qualidade de vida (17 pessoas), cirurgias de cataratas (13), cirurgias de pterígio (1), pequenas cirurgias (6), ultrassonografia (96), exames laboratoriais (16), coleta de prevenção (41), doação de óculos (96), medição de pressão arterial (40) e doação de medicamentos.

Segundo o oftalmologista, Luiz Sérgio Pacheco Santos, presidente da ONG, o objetivo maior da instituição é o projeto de um barco itinerante, composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais, nas áreas de saúde e meio ambiente. “Nós queremos chamar a atenção das autoridades, políticas e empresariais, para que possamos desenvolver essa estrutura que tem o compromisso social de promover e realizar ações, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas, propiciando o desenvolvimento pessoal e comunitário dessas populações. Os profissionais da saúde e do meio ambiente que quiserem prestar atendimento voluntário também são bem vindos”, declarou Luis.

De acordo com o projeto, a estrutura operacional do barco é constituída por duas salas de cirurgias, com capacidade de realizar 1.000 cirurgias/mês, quatro consultórios de oftalmologia, dois de otorrinolaringologia, consultórios de clínica médica, dois consultórios de odontologia, consultório de psicologia, com capacidade para realizar 700 consultas dia, laboratório biomédico, laboratório de pesquisas da biodiversidade, laboratório de pesquisas de doenças tropicais como leishmaniose, tracoma, hanseníase, malária e auditório para palestras de promoção à saúde e educação ambiental.

A equipe da ONG Amazonas Visão também visitou o projeto Quelônios, em Luiz Alves, uma parceria em defesa da preservação das tartarugas no Rio Araguaia. As parcerias, que variam de acordo com cada realização, são o fator primordial para o desenvolvimento do trabalho, conforme explicou a psicóloga Marnene Soares. Em Luiz Alves os parceiros foram: Opto Eletrônica (SP), Mediphacos (BH), Honda Haikar, Expresso São Luiz, Unimed, Sobrosa Camisetas, Ótica Diniz, Instituto Varilux, Halexistar e Latino Farma.(Fonte: Jornal Diário do Norte)

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi