O CRP-09 promoveu, juntamente com outros Conselhos da área da Saúde, a Virada da Saúde Contra o Projeto de Lei (PL) do Ato Médico, ontem, dia 9 de março, na Praça Universitária, em Goiânia. O evento integrou a Campanha Nacional Contra o PL do Ato Médico e aconteceu simultaneamente em todas as capitais brasileiras. Iniciou-se às 9 horas com atendimentos profissionais gratuitos para a população. A programação seguiu até as 18 horas, quando a mobilização foi encerrada com o show da dupla Rezende e Renato.
A Virada da Saúde foi um evento multidisciplinar realizado pelo CRP-09 em parceria com os Conselhos Profissionais de Nutrição, Farmácia, Assistência Social, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Optometria, Radiologia e Terapia Ocupacional. Profissionais de todas estas áreas prestaram atendimento gratuito como forma de informar a população sobre os riscos que a aprovação do PL do Ato Médico pode provocar à saúde. Os representantes dos Conselhos Profissionais entendem que o projeto fere a autonomia destas profissões e impossibilita o desenvolvimento das relações interdisciplinares na área da saúde.
Nos últimos sete anos, os profissionais da saúde se manifestaram contrários à aprovação do PL do Ato Médico, que foi aprovado em primeira instância na Câmara dos Deputados. Atualmente, o projeto, que continua pautado pelos mesmos princípios de hierarquização das profissões e reserva de mercado, retornou ao Senado Federal para ser avaliado em última instância e depois encaminhado ao presidente da República.
Confira as fotos.