Loucarte: apresentações culturais marcam celebrações pelo fim dos manicômios

Publicado em 17/05/2010 às 09h00 | Atualizado em 17/05/2010 às 09h00

 

O Fórum Goiano de Saúde Mental realiza no neste sábado, 22 de maio, o Loucarte ? reunirá exposições fotográficas, shows e apresentações teatrais no Beco das Artes na Rua 8, no centro da cidade. A partir das 16 horas, o público poderá conferir gratuitamente as manifestações culturais à favor de uma sociedade sem manicômios. Um dos destaques da programação é a Cia de Teatro Zumbi dos Palmares, que encenará no beco cenas da peça “A Gaivota”, de Algusto Pinto Boal. Na cena “O artista louco e louco artista”, o texto de Augusto Boal ressalta a dualidade do artista, a loucura e a arte, como o princípio criador e a busca do sentido da via. A cena é interpretada com um gestual que remete ao delírio do louco e à classe artística.

O evento integra a programação da Semana de celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio. Na terça-feira, 18, grupos que defendem uma sociedade sem manicômios sairam às ruas em mobilizações, em todas as cidades brasileiras, com a temática "Solidariedade: Há em ti, Há em mim". O tema deste ano, que foi escolhido pelo coletivo mineiro da Luta Antimanicomial, dialoga com a conjuntura da Reforma Psiquiátrica e com a situação mundial, principalmente aquela destacada a partir do desastre do
Haiti que, somada a tantas que se seguiram, se enlaçou a um dos princípios da luta antimanicomial, a solidariedade.

No sábado, a Urbana Cia de Arte também marca presença no evento com o espetáculo “Amor por Anexis”. O diretor e ator Thiago Santana divide o palco com Elis Oliveira para trazer ao público a farça com gosto de Amor e Anexim que envolve a vida dos personagens Isaías e Inês. Com textos de Artur Azevedo e Carlos Drummond de Andrade, a peça tem como trama o amor que o solteirão Isaías sente pela costureira Inês, que possui outras intenções em relação ao pretendente. Uma farsa regada a trapaças, ilusões, fraudes e belas ciladas que prometem chamar a atenção do público.

Outra apresentação teatral será a Cia de Teatro Boca Grande apresentará
a cena “Quase” que retrata um homem solitário em reflexão sobre o passado. Dimas, num momento de loucura, descobre tudo que poderia ser feito e não fez. Além disso, o beco estará repleto de exposições dos trabalhos, que vão desde máscaras até quadros e teatro, dos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O Conselho Regional de Psicologia também cedeu fotos do artista Kim Ir Sen que mostram o estado caótico em que se encontrava o antigo Hospital Adalto Botelho.

O Loucarte encerra as celebrações do dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Na última terça-feira Goiânia foi palco de manifestações pela reforma psiquiátrica. Entre elas, a tradicional passeata “Maluco Beleza”, promovida pelo Fórum Goiano de Saúde Mental no centro da cidade e o ciclo de debates sobre a reforma psiquiátrica realizado na Universidade Federal de Goiás.

Esta é uma iniciativa do Fórum Goiano de Saúde Mental em parceria com:
Articulação Nacional dos Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS); Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás (AUSSUM), Cineclube Antônio das Mortes, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, Comissões de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Vereadores, Centro Acadêmico de Psicologia da UFG, Diretório Central de Estudantes da UFG, Fórum dos Trabalhadores em Saúde Mental; Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SINDISAUDE) e Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP).

Serviço:
Loucarte
Data: 22 de maio
Horário: a partir das 16 horas
Local: Beco da Rua 8, Centro
Entrada franca

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi