No próximo dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, grupos que defendem uma sociedade sem manicômios sairão às ruas em mobilizações, em todas as cidades brasileiras, com a temática "Solidariedade: Há em ti, Há em mim". O tema deste ano, que foi escolhido pelo coletivo mineiro da Luta Antimanicomial, dialoga com a conjuntura da Reforma Psiquiátrica e com a situação mundial, principalmente aquela destacada a partir do desastre do Haiti que, somada a tantas que se seguiram, se enlaçou a um dos princípios da luta antimanicomial, a solidariedade.
Na luta diária por uma sociedade sem manicômios, muitos são os terremotos e muitas são as resistências a enfrentar. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Sistema Conselhos de Psicologia defendem a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Para tanto, apóia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política, que exige a transformação de muitas outras políticas e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.
Em Goiânia, a passeata Maluco Beleza começará a partir das 8 horas, na Praça dos Bandeirantes, no Centro, e percorrerá as avenidas Goiás e Tocantins até à Rua do Lazer. A mobilização está sendo organizada pelo CRP-09, Fórum Goiano de Saúde Mental (FGSM) e Associação dos Usuários de
Saúde Mental (AUSSM). Na pauta de reinvidicação do movimento Antimanicomial está a substituição dos leitos psiquiátricos por serviços substitutivos, a implantação do CAPS III (24 horas) e a mobilização para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) - Intersetorial, que será realizada entre os dias 27 e 30 de junho, em Brasília, e pretende discutir e traçar novos rumos para a área.