Foi realizada, na manhã do dia 19 de maio de 2010, a 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, em Brasília. Organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). A marcha percorreu a Esplanada dos Ministérios e parou em frente ao Congresso Nacional.
Na concentração, iniciada às 9h, foi realizado o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia, que reuniu cerca de 1300 pessoas. Às 10h20, foi iniciada a Marcha pelo lado sul da Esplanada dos Ministérios, onde mais de 2 mil manifestantes marcharam exigindo os seus direitos básicos de cidadania.
Objetivos da 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia:
? Exigir das autoridades brasileiras a garantia do Estado Laico;
? Ao poder Executivo, solicitam o cumprimento total do Plano Nacional LGBT;
? Ao poder Legislativo, demandam a aprovação imediata do PLC 122/2006, que diz respeito ao combate a toda discriminação, incluindo a homofobia.
? Ao poder Judiciário, requerem decisão favorável sobre União Estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.
O Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia estiveram na Marcha para dizer que a Psicologia é contra qualquer ato homofóbico e que apóia à adoção por casais homoafetivos.
Toni Reis, presidente da ABGLT, avaliou a Marcha como “um ato histórico que mostra a importância na defesa de políticas de apoio e assistência para quem está presente de todos os lugares do país e, também, quem não pode vir”.
O CRP-09 também esteve presente, representado pelo psicólogo e colaborador do VI Plenário, Leonardo de Lima Oliveira, que coordena, juntamente com a conselheira Suse de Araújo, o GT Gênero e Diversidade Sexual, que se reúne periodicamente na sede do CRP-09 em Goiânia. A próxima reunião será no dia 27 de maio, às 18h. Todos interessados no tema estão convidados.
Fonte: CFP e CRP-09