“Sou mulher como outra qualquer,
venho do século passado
e trago comigo todas as idades.”
Cora Coralina
Nesta sexta, 8, às 17h, o presidente do Conselho Regional de Psicologia Goiás/Tocantins (CRP09 GO/TO), Wadson Arantes Gama, proferiu palestra sobre o envelhecimento na etapa de capacitação do Plano Técnico de Articulação de Redes de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Plantar), realizada no auditório da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
“É uma honra poder participar do Plantar, um projeto importantíssimo. Infelizmente, a sociedade não está cuidando nem da sua velhice nem da sua juventude, então é preciso que toda a sociedade, todas as categorias profissionais colaborem para mudar essa realidade. É preciso que cada um de nós enfrente a própria velhice com a maior naturalidade possível e lute, cada um em sua esfera de atuação, por políticas públicas eficientes e por um mundo solidário e acolhedor para os idosos. A Psicologia já está nessa batalha,” enfatiza Wadson Arantes.
Após a palestra do presidente, a atriz Ofélia, da Companhia Senhoras do Cerrado (vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia ? SEMAS), grupo criado para trabalhar a autoestima e a cidadania das pessoas da terceira idade, subiu ao palco do evento para declamar a poesia “A Revolta da Letra i”. A apresentação arrancou aplausos efusivos da platéia.
A assistente de articulação do Plantar, a psicóloga Bárbara Spenciere, relata que o convite para a participação do presidente do CRP09 GO/TO foi motivada pelo extenso e profundo trabalho realizado por ele com idosos, além da importância da participação dos profissionais da Psicologia no projeto para ajudar na construção de políticas públicas específicas. “Esse é o ano um do Plantar, iniciado em maio com um projeto piloto para Goiânia, que é o segundo município brasileiro (o primeiro foi o Rio de Janeiro - RJ) a contar com a iniciativa. No fim de todas as etapas, vamos elaborar um pacto com a sociedade a ser assinado pelos gestores da rede de atenção e promoção dos direitos dos idosos, ou seja, secretários (por exemplo) de pastas da área.”
Conheça o Plantar
Segundo o articulador de Rede do Projeto Plantar, Danilo Suassuna, a PUC ? GO apresentou, em 2009, à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), através do Programa Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o projeto de implantação do PLANTAR. Trata-se de uma proposta metodológica composta de ferramentas que facilitam a integração e articulação das políticas públicas locais.
O Plantar propõe o estabelecimento de parceria entre instituições que já apresentam uma qualificada atuação nas políticas públicas para idosos, além de reunir capacidade instalada para cumprir uma agenda de formação que contribua para alcançar a efetivação dessas políticas. Neste sentido, a PUC ? GO, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX), buscou junto à Associação dos Idosos do Brasil estabelecer tal parceria.
Para assegurar a implantação e o desenvolvimento colegiado da proposta, foi constituído um grupo gestor (estadual e municipal) que se responsabiliza pelo acompanhamento do Plantar. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Reportagem: Polliana Martins (Assessora de Comunicação do CRP09 GO/TO)