O VI Plenário ’Integração: Psicologia, uma construção coletiva’ informa à categoria que o Projeto de Lei n.º 292, que torna obrigatória a presença de profissionais psicólogos nas escolas municipais de Goiânia foi aprovado os vereadores no dia 08 de setembro. De autoria da vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da Câmara Municipal de Goiânia, Cidinha Siqueira, o projeto e a consequente aprovação do mesmo tratam-se de conquistas importantes para os profissionais, que contaram com a participação do CRP-09, que discutiu e atuou pela inclusão dos psicólogos na rede municipal de ensino desde 2005, ano em que o projeto foi apresentado pela primeira vez aos parlamentares.
Para discutir os reflexos da aprovação do projeto na atuação dos psicólogos em Goiânia, a atual diretoria do CRP-09 se reunirá com a vereadora Cidinha Siqueira nesta sexta-feira, 17 de setembro, no gabinete da parlamentar na Câmara dos Vereadores. Cidinha Siqueira também participará da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar/Educacional, neste sábado, 18 de setembro, às 9 horas, na sede do CRP-09, no setor Bueno.
De acordo com o projeto de lei, o número de profissionais psicólogos de que trata este artigo deverá ser na escala de um profissional para cada 200 alunos e somente será obrigatório para o ensino fundamental. Para efeitos desta Lei, a função do profissional psicólogo será de utilizar métodos, teoria e técnicas psicológicas no sentido de diagnosticar, orientar e acompanhar o corpo docente e discente, juntamente com familiares e comunidade de convívio.