Prezadas psicólogas e psicólogos,
O CRP-09 responde as seguintes dúvidas que foram enviadas à entidade por um profissional, via e-mail.
Qual é a arrecadação total (R$) do CRP-09?
Também como é gasta essa arrecadação?
Não tem uma prestação de contas com o que foi gasto e qual a quantia gasta com cada coisa?
Tem dinheiro em caixa? Quanto tem?
Essas informações deveriam ser passadas mensalmente para os filiados ao
Conselho Regional de Psicologia?
Que fim está tendo toda essa arrecadação?
O que está sendo feito em benefício da nossa classe?
Que benefício(s) tenho em ser filiado ao CRP-09?
Tenho alguma regalia em algum lugar? Algum convênio?
RESPOSTAS
O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região - Goiás e Tocantins realiza todos os anos a Assembleia Geral Orçamentária para prestar contas de suas ações, apresentar o balanço contábil e definir a anuidade do próximo ano junto com os psicólogos e psicólogas inscritos no regional. Este evento é divulgado em um jornal de circulação local, conforme a legislação já prevê, e adicionalmente, o VI Plenário enviou carta convite a todos os psicólogos inscritos neste regional em Goiás e Tocantins, postou mensagem no site e enviou boletins online. Esclareço ainda, que em todas as Cerimônias de Entrega de Carteiras Profissionais realizamos um seminário, no qual está incluído o tema "Estrutura e Funcionamento do Sistema Conselhos" e a importância da Assembleia Geral Orçamentária.
Para comunicar as ações realizadas, temos utilizado de diversos recursos e lamento que em nenhum deles você tenha se informado. Enviamos o jornal Espaço Psi, de forma trimestral, para o seu endereço oferecido ao CRP-09 e o disponibilizamos no site, onde também postamos semanalmente as noticias convites e informações. Ainda destacamos a agenda de eventos no boletim online semanal, enviado ao seu endereço eletrônico oferecido à entidade.
Para, além deste momento, os balancetes sempre estão à disposição da categoria, na sede do CRP-09, na Avenida T-2, n.º803, no Setor Bueno. Neste ano, adquirimos uma nova ferramenta Contábil, o Centro de Custos, que nos possibilitou apresentar os dados com mais clareza e já se encontra no PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, instalado no site do CRP-09 - www.crp09.org.br. Defendemos que toda gestão representativa deve prestar contas de seus atos e fazemos isto todos os dias.
O VI Plenário foi eleito pela categoria e escolheu atuar de forma coletiva, incluindo cada colega psicólogo no desenvolvimento de suas ações e projetos ético político para fazer avançar a Psicologia enquanto ciência e profissão, com compromisso social. Dessa forma implantamos e estimulamos a atuação de mais 15 grupos de trabalhos dentro da entidade, que desenvolvem debates, eventos e ações nas diversas áreas de interesse da nossa categoria.
Nossa agenda é sempre cheia, diária e aberta a toda categoria que participa amplamente. Mas, cada um escolhe o seu jeito de participar ou não e deve se responsabilizar por isso.
Outra forma democrática de participação, que está em sua sétima edição, é o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que acontece de três em três anos, quando todos os psicólogos brasileiros são chamados a oferecer suas contribuições, apontando as dificuldades encontradas em sua área de atuação e sugestões para os encaminhamentos necessários. Em três etapas, O CNP se inicia com ampla discussão nas diversas cidades, passa pela etapa regional: o COREP - Congresso Regional da Psicologia, que encaminha as contribuições ao CNP. O resultado deste debate nacional define os rumos da Psicologia no Brasil.
Esclarecemos ainda, que os conselheiros e colaboradores não recebem salário. O grupo de funcionários e assessores da entidade é contratado pela CLT e Processo Licitatório, respectivamente.
ENTENDA
O que é um Conselho Regional de Psicologia?
Conselhos Regionais de Psicologia têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da categoria. Os membros dos Conselhos Regionais, efetivos e suplentes, devem ser brasileiros, eleitos pelos profissionais inscritos na respectiva área de ação em escrutínio secreto, pela forma estabelecida no regimento. O mandato dos membros dos Conselhos regionais será de 3 (três) anos, permitida a reeleição uma vez. São atribuições dos Conselhos Regionais:
a) Organizar seu regimento, submetendo-o à aprovação Conselho Federal;
b) Funcionar como tribunal regional de Ética Profissional;
c) Sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à orientação e fiscalização do exercício profissional;
d) Remeter, anualmente, relatório ao Conselho Federal, nele incluindo relações atualizadas dos profissionais inscritos, cancelados e suspensas;
e) Elaborar a proposta orçamentária anual, submetendo-a à aprovação do Conselho Federal;
f) Encaminhar a prestação de contas ao Conselho Federal;
g) Arrecadar anuidades, taxas, emolumentos e multas e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita e do Conselho Federal;
h) Expedir a carteira de identidade profissional;
i) Cumprir e fazer cumprir as resoluções e instruções do Conselho Federal.