Seminário de Políticas Públicas surpreende profissionais e estudantes

Publicado em 21/03/2011 às 09h00 | Atualizado em 21/03/2011 às 09h00

 

 

 

 

O terceiro e último dia do Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas, realizado pelo VII Plenário ? “Pluralidades - Psicologia ética, transparente e socialmente responsável” do Conselho Regional de Psicologia Goiás/Tocantins (CRP09 GO/TO), foi marcado pela apresentação de trabalhos exitosos e inovadores de profissionais e estudantes que elogiaram os debates promovidos e pediram novas edições do evento.

Na opinião da conselheira Luciene Falcão, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Educação do CRP09, o evento foi além das expectativas dos organizadores. “Os debates foram muito interessantes, e, hoje, neste último dia, psicólogas e psicólogos puderam mostrar os serviços prestados nas práticas exitosas com muita qualidade e debater documentos elaborados que são extremamente úteis para a profissão. Com certeza, o Seminário contribuiu muito para a atuação de cada um dos que estiveram aqui”, garante.

Evento norteador

O psicólogo José Carlos Rezende assistiu apenas a algumas palestras e lamentou não ter feito a inscrição para o evento: “não me inscrevi porque iria viajar, mas, quando a viagem foi cancelada, vim assistir o máximo possível. Fiquei impressionado com o alto nível do evento, saio daqui mais esclarecido e na próxima ocasião não vou faltar. Um Seminário assim ajuda muito todos nós que queremos atuar no campo social e às vezes nem sabemos por onde começar.”

A estudante de Psicologia Camila Pereira de Lima também se surpreendeu com a “grandiosidade dos debates e o envolvimento dos participantes. Tirei tantas dúvidas que considerei essa experiência como uma das mais importantes da minha formação. Aqui eu pude ter contato com a realidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Tomara que o CRP09 faça mais encontros sobre esses temas porque nós precisamos muito.”

Concordando com Camila, a estudante de Psicologia Samanta Maria Tridente também ressaltou a importância de se debater a atuação de psicólogas e psicólogos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Os assuntos ficaram bem “amarrados”. O SUAS é novidade, ainda, principalmente para quem está na faculdade. Aqui a coisa saiu do papel, pudemos ter contato com experiências práticas e com quem está na linha de frente. Só acho que o CRP09 tem que fazer mais eventos como este, e, da próxima vez, aprofundando em cada um dos eixos de Saúde, Justiça e Assistência Social porque o tema é amplo.”

Segundo a estudante de Psicologia Magali Texeira Nóbrega, o Seminário foi gratificante. “Fomos muito bem acolhidos, os palestrantes foram didáticos e diretos, não tive dificuldades. Foram “super aulas” que sanaram dúvidas que eu não conseguia resolver. Achei tudo bem organizado e me senti valorizada. Agora estou motivada para estudar mais.”

Vanúzia Batista Oliveira Milhomem, também estudante de Psicologia, disse que percebeu que muitos profissionais e acadêmicos estão angustiados por não entenderem o SUAS e que o Seminário ajudou nisso: “ resolvemos grande parte dessa angústia. Sinto-me confiante até para buscar mais informações a respeito. Cresci profissionalmente e quero participar de novos eventos assim.”

Momento valoroso

Contente com o Seminário, a psicóloga Leylyane fez questão de parabenizar o CRP09 GO/TO por e-mail: “parabenizo essa gestão pelo Seminário. Nós, de Itumbiara, ficamos muito satisfeitos pelo encontro. Já participamos de congressos nacionais em São Paulo e Minas Gerais e não tínhamos gostado tanto quanto gostamos deste, que, com simplicidade e responsabilidade, envolveu temas e trabalhos tão importantes como o aspecto da atuação do Psicólogo no Sistema Prisional, o tráfico de pessoas, o abuso a crianças e trabalhos acerca da sexualidade. Deixo meus singelos agradecimentos pela oportunidade que esse encontro nos proporcionou em termos de conhecimento. Ficamos na espera dos próximos.”

Profissionais que não puderam ir ao Seminário lamentaram, como é o caso da psicóloga Karla Simone Pereira, que, após tomar conhecimento das opiniões dos que participaram, enviou e-mail para o CRP 09 GO/TO parabenizando pela iniciativa: “sem dúvida, pelos comentários posso ter a certeza de que foi um momento de grande valor e intensidade de conteúdos, próprio dos componentes do atual plenário. Ao mesmo tempo, quero expressar meu pesar por não ter participado. Sem dúvida, foi uma grande perda, mas me conforto acreditando que terei outras oportunidades, em breve.”

 

 

Reportagem: Polliana Martins (assessora de Comunicação do CRP09 GO/TO)

 

© 2025 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 07h às 18h

interagi