O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região realizou no último sábado (8) o evento "Complexidade nas Relações Psicoterapêuticas na Atualidade", na PUCGoiás. A intenção era promover discussões que contemplassem as várias abordagens da Psicologia em torno da temática Clínica.
Na abertura, a presidente do CRP-09, Luciene Campos Falcão Silveira, falou sobre o objetivo do Conselho em discutir como cada uma das abordagens tem trabalhado a complexidade que existe nas relações psicoterapêuticas. “Sabemos que existem escolas do saber em Psicologia que representam diferentes visões do ser humano, e cada uma possui sua base epistemológica e metodológica no desempenho de suas funções, e que no final, todas atingem seu objetivo, cada uma com sua peculiaridade, todas buscam o bem estar do ser humano”, afirma.
O psicólogo e professor Flávio da Silva Borgues representou o departamento de Psicologia da PUCGoiás. Para ele, essa parceria entre os Conselhos de Classe e as Instituições de Ensino Superior é fundamental para o aprimoramento técnico dos professores e dos alunos. “E são nessas oportunidades, com essa aproximação, que temos essa importante troca”, diz.
Grupo ? a primeira atividade do evento foi o lançamento do livro “O Trabalho com Grupos: as Trilhas Essenciais”, org. por Katya Alexandrina Matos Barreto Motta. Para falar sobre a publicação, Katya e a psicóloga Nair de Araújo Nogueira fizeram uma exposição da obra e do tema abordado.
De acordo com as psicólogas, o livro traz a história da Sobrap que desenvolve um trabalho voltado para grupos amparado no tripé Psicanálise, Psicodrama e Gestalt. “São 10 capítulos de autores da Sobrap em que cada um fala sobre o trabalho de grupo em uma área, como por exemplo, a hospitalar, institucional etc”, explica Katya.
Nair ressalta ainda a importância de uma publicação que trata da temática de grupos. “O material teórico sobre esse assunto ainda é muito escasso, são poucas obras de referência”, diz.
Veja quais foram as discussões realizadas durante o evento:
Lançamento do livro “O Trabalho com Grupos: as Trilhas Essenciais”, org. Katya Alexandrina Matos Barreto Motta;
A Psicologia Comportamental e Cognitivo Comportamental e a complexidade nas relações terapêuticas ? psicólogos Flávio da Silva Borges; Ilma Aparecida Goulart de Souza Britto; e Elaine Miranda;
A Abordagem Sistêmica e a Complexidade nas Relações Terapêuticas ? psicólogas Vera Lúcia Morselli e Analice de Souza A. Vinhal de Carvalho;
A Psicanálise e a Complexidade nas Relações Psicoterapêuticas ? psicólogas Virgínia Elizabeth Suassuna Martins Costa e Marta Carmo;
A Gestalt e a Complexidade nas Relações Psicoterapêuticas;
O Psicodrama e a Complexidade nas Relações Psicoterapêuticas ? Purificacion Martini Abuli Miceli e Vanuzia Leal de Andrade;
O Psicodrama Triádico e a Complexidade nas Relações Psicoterapêuticas ? psicóloga Nair de Araújo Nogueira.