CRP e instituições de ensino superior:
parcerias para fortalecer a Psicologia
Na manhã de hoje, coordenadores de cursos de Psicologia estiveram na sede do Conselho Regional de Psicologia Goiás/Tocantins (CRP09 GO/TO) para o “Café com Prosa”, um momento de aproximação entre o Conselho e as instituições de ensino superior e uma ocasião para debater temas como a formação profissional dos acadêmicos e a formatação de eventos e parcerias.
Os visitantes foram recebidos pelos diretores do CRP09 GO/TO Wadson Arantes Gama (presidente), Sandra Valéria Nogueira Alves Silva (vice-presidente), Elias Rodrigues de Souza (secretário) e Gerley Lopes Cardoso (tesoureira), além dos conselheiros e presidentes de comissões Eriko Netto de Lima (COE) e Raimundo Rocha Medrado Júnior (COF) e a coordenadora técnica Renata Costa Teixeira.
Cada membro do CRP falou sobre seu trabalho no Conselho e sobre as atividades das comissões que presidem, colocando-se à disposição das instituições de ensino e convidando os coordenadores a participarem das ações do CRP09 GO/TO. ”É como numa receita de bolo, cada faculdade é como se fosse um ingrediente, e o CRP é o fermento”, comparou Wadson Arantes. ”O CRP quer ser o catalisador, apesar de termos um viés fiscalizador efetivo, somos, antes de tudo, um órgão orientador. Essa reunião me alegrou muito, é uma honra receber adesões tão significativas à causa da Psicologia ética, transparente e socialmente responsável. Nosso objetivo é cuidar e fortalecer a nossa profissão,” atesta.
Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas do VII Plenário do CRP, como a reestruturação da cerimônia de entrega das carteiras profissionais para psicólogas e psicólogos (com acolhimento, palestras, apresentações das comissões e o encerramento festivo com o Psi Happy Hour), o projeto de visitar as faculdades (de Goiás e do Tocantins) para proferir palestras sobre temas-chave do exercício profissional e a interiorização do CRP, a importância das comissões e dos grupos de trabalho, a ampliação da comissão de Saúde, as parcerias com o setor público, a licitação para o projeto de construção da nova sede do CRP, a realização do Ano Temático (Avaliação Psicológica), dentre outras.
Receptivos, os coordenadores apoiaram as atividades sugeridas, combinaram de oficializar pedidos e sugestões e se dispuseram a trabalhar pela obtenção de verbas para eventos em parceria com o Conselho, além de oferecerem auditórios e teatros das faculdades para a realização dos mesmos.
”Esperamos reforçar, cada vez mais, os laços com o CRP, que é um parceiro eficiente para uma melhor formação dos alunos, que precisam ter uma visão de mercado e dos desafios do exercício da profissão. Ter o contato com o nosso representante legal, que é o CRP, é muito salutar para faculdades, professores e alunos. Esse é o caminho, o da união de forças”, disse o vice-coordenador do curso de Psicologia da UFG (campus de Catalão), Moisés Fernandes Melo.
Na opinião da coordenadora Elisa Leão, da Universidade Estácio de Sá, a reunião foi o pontapé inicial para trabalhos em parceria. Atualmente, a primeira turma de Psicologia da instituição está no primeiro semestre, e, para Elisa, o CRP pode ajudar na formação dos profissionais com orientações e troca de experiências. “Somos pioneiros e é um privilégio poder contar com um parceiro renomado e expressivo como o Conselho. Queremos seguir juntos, apoiando ações pelo bem da Psicologia em todos os níveis”, ressalta.
A coordenadora Patrícia Filadelfo, da UNIP, lembrou que já havia procurado o CRP para fazer uma parceria:”já debatemos como levar o Conselho à faculdade, pois isso contribui para que os alunos percebam o papel deles na sociedade. Na UNIP, nosso curso visa uma ampla formação, preparamos nossos alunos para diversas áreas da Psicologia. O CRP é essencial nessa ampliação do campo de trabalho para os profissionais e é a instituição adequada para nos guiar para mais avanços”, frisa.
Reportagem: Polliana Martins (Assessora de Comunicação do CRP09 GO/TO)