Uma vitória da responsabilidade social e dos direitos humanos. É o que pensa a gestora da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA), secretária Gláucia Teodoro Reis, sobre a já consolidada parceria entre a pasta e o Conselho Regional de Psicologia Goiás/Tocantins (CRP 09 GO/TO). Na primeira reunião de trabalho entre as duas instituições e representantes da sociedade civil organizada, foram acertados detalhes sobre um curso de capacitação contra o preconceito para os servidores da secretaria.
O encontro, realizado na tarde de hoje, 7, na sede da SEMIRA, reuniu a secretária Gláucia (acima,à direita, na ponta da mesa), Gerley Lopes e Elias Rodrigues de Souza (membros da diretoria do CRP09), a conselheira Luciene Campos Falcão Silveira, também do CRP09, e representantes das Gerências de Projetos Intersetoriais e Comunidades Tradicionais, de Projetos e Interiorização e de Políticas da Diversidade, dos Recursos Humanos e dos Conselhos Estaduais da Mulher e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT).
O curso deve ser iniciado até maio e irá capacitar os servidores em três áreas: gênero, igualdade racial e diversidade sexual. “Nosso objetivo principal é o de começarmos, nós mesmos, a enfrentar uma série de preconceitos sociais nas três áreas do curso, que representam o público-alvo da secretaria. CRP e SEMIRA organizarão tudo em conjunto, mas a parte técnico-científica ficará a cargo do Conselho, que é uma instituição gabaritada para esse desafio importantíssimo. Preconceito não é brincadeira, temos visto coisas atrozes que têm acontecido no Brasil e no mundo em nome desse problema. Além disso, com o apoio do CRP, a SEMIRA terá mais informações para desenvolver políticas públicas que Goiás precisa”, afirma Gláucia Teodoro.
A secretária acredita que o curso não se restringirá ao ambiente da SEMIRA porque os servidores, uma vez capacitados nos temas propostos, serão multiplicadores do que aprenderam. “Imagine a abrangência disso. Eles levarão o que viram para suas famílias, seus grupos de amigos, religiosos, enfim, para suas vidas.”
Nos próximos dias, conselheiros do CRP09 GO/TO cuidarão da preparação do curso, assim como os demais envolvidos, que vão opinar e ajudar a construir as atividades que serão desenvolvidas e o cronograma das ações. “O CRP09 GO/TO é atuante e sempre aberto a parcerias de interesse social. O que discutimos hoje é apenas o início de muitas ações que faremos com o rigor técnico dos profissionais envolvidos e com a disposição para ajudar o próximo típica de quem luta diariamente pelo respeito às diferenças e pelo bem estar da população. Nosso Conselho está definitivamente comprometido com essa causa”, ressalta Gerley Lopes.
Reportagem: Polliana Martins (Assessora de Comunicação do CRP 09 GO/TO)