Os membros da Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana reuniram-se nesta quarta-feira, dia 11 de maio, para dar continuidade à organização da mesa redonda “O Impacto da Violência no Trânsito”, que será realizada no Teatro InAnacabado em 26 de maio, às 19 horas. Participaram da reunião o presidente da Comissão, Elias Rodrigues de Souza, e as psicólogas Augusta Nóbrega de Oliveira, Walúzia Miranda Flores e Anairam Gamper.
A mesa redonda vai discutir as experiências de violência no trânsito, a reabilitação e a necessidade de se rediscutir a avaliação psicológica dos condutores, frente à realidade de um trânsito cada vez mais violento. “Vamos discutir o que vamos usar para delinear a avaliação psicológica, provocar os profissionais a pensarem mudanças”, explica a psicóloga Augusta Nóbrega de Oliveira. A ideia é reunir diretrizes para que se possa realizar um trabalho preventivo no trânsito.
A comissão já confirmou vários nomes para o evento. Amilton de Souza Conceição, capitão do Corpo de Bombeiros, falará sobre as experiências e observação de comportamentos dos socorridos. O psicólogo Raimundo Rocha Medrado Júnior foi convidado para fazer uma contextualização histórica sobre mobilidade e simbolismo.
Outra convidada é a psicóloga e doutoranda
A psicóloga Sônia Helena Adorno de Paiva, que é gerente de reabilitação do Centro de Reabilitação Henrique Santillo (CRER), falará sobre a reabilitação da vítimas de violência no trânsito. Já Bruna Tomazetti, que é terapeuta comportamental e autora de estudo de casos relacionados ao trânsito, abordará a mobilidade urbana no meio humano. O encerramento será com Augusta Nóbrega, que é perita examinadora de trânsito e que vai delinear os novos rumos da avaliação psicológica para o trânsito.
Augusta Nóbrega, Elias Rodrigues, Walúzia Miranda e Anairam Gamper na reunião da Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana, realizada na quarta-feira, 11 de maio