Conselho Regional de Psicologia na Luta Antimanicomial

Publicado em 12/05/2011 às 11h10 | Atualizado em 12/05/2011 às 11h10

 

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins historicamente participa do Fórum Goiano de Saúde Mental. O 7º Plenário deste Consellho (Pluralidades 2010-2013) dá continuidade a esta participação.

 

Defendemos a ampliação da inserção social do Fórum no enfrentamento das práticas manicomiais, que retiram os direitos dos usuários de terem acesso aos serviços psiquiátricos e clínicas especializadas e contribuem também para o sofrimento de milhares de familiares com a dura realidade do manicômio.

 

Propomos a discussão com a sociedade em geral, principalmente com os PSICÓLOGOS e estudantes de Psicologia, sobre a urgência em combater as arbitrariedades permitidas pelas práticas manicomiais e remover a loucura dos domínios institucionalizados.

 

Inclui-se neste contexto a falsa impressão de que as práticas manicomiais estejam somente nos manicômios oficiais, pois, cotidianamente, as relações de dominação, subjugação e marginalização afetam as famílias e os usuários dos serviços de saúde mental em geral, nas quais o preconceito contra o louco é uma pretensa manutenção da ordem social.

 

É urgente refletirmos acerca do plano ideológico no que se refere à loucura, no qual o usuário com sofrimento psíquico grave carrega consigo o estigma da “doença”, que o retira de qualquer meio social em que esteja presente, imputando-lhe inaptidão para o mundo do trabalho, apontamentos de que o usuário seria um perigo iminente, nem mesmo garantindo os mínimos direitos à sua sobrevivência (tais como, no plano material, o passe livre e a assistência previdenciária, bem como a assistência humanizada e a liberdade).

 

O Movimento da Luta Antimanicomial se estende por todo o país, colocando pessoas que antes eram vistas como incapazes agora como protagonistas de sua história. Até o momento, a luta efetivou algumas conquistas, mas ainda falta muito, mas muito mesmo, para se construir uma sociedade sem manicômios.

 

Uma das conquistas foi a Lei 10.216/2001, que completa 10 anos. A Lei prevê mudanças que priorizam para as práticas humanizadas de cuidados e tratamento ao usuário, entre elas os CAPS, hospitais-dias e mais leitos psiquiátricos em hospitais gerais. Até hoje Goiânia não dispõe de nenhum CAPS que funcione 24 horas e possui apenas um hospital geral com atendimento a emergências psiquiátricas. O Estado de Goiás mantinha em 2005 nada menos de 1303 leitos psiquiátricos em 11 hospitais. Já em 2010, o Estado continuava mantendo o mesmo número.

 

Mudar esse quadro requer não somente a sensibilização dos gestores dos governos estadual e municipal de Goiânia, mas também a defesa de uma política de saúde mental que enfrente objetivamente essa problemática. O CRP09 vem somar junto ao Fórum na busca de unificação de bandeiras de luta entre os diversos coletivos, sem que estes percam sua especificidade.

 

Reafirmamos ampliação de espaços de protagonismo dos usuários, na formação política de novos sujeitos dentro da Luta Antimanicomial. Acreditamos na construção de uma rede de atenção à saúde mental pública e territorializada, que tenha como base um controle social legitimamente popular, integrado e não fragmentado.

 

Por uma rede integrada de atenção em saúde mental para o cuidar em liberdade! Efetivar as deliberações da IV Conferência Nacional de Saúde Mental! Ampliar a participação dos usuários e familiares no controle social do Sistema Único de Saúde, com autonomia e ressignificando a cidadania!

 

CRP-09 REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

 

Clique aqui e faça a inscrição.

 

Serviço:

 

Palestras: Saúde Mental ? Um Direito de Todos

 

Vivências ? Música ? Teatro ? Oficinas

 

Período: 18 de maio, das 9 às 19 horas

 

Local: Teatro Inacabado - Goiânia

 

Entrada franca com entrega de certificado aos participantes.

© 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

CONTATO

 

Sede do Conselho Regional De Psicologia 9ª Região GO

Av. T-2 Qd. 76 Lt. 18 N 803 - Setor Bueno

CEP 74.210-010 - Goiânia - Go


Fone: (62) 3253-1785 / Fax: (62) 3285-6904


E-mail: gerenciageral@crp09.org.br


Horário de Funcionamento: 08h às 17h30

interagi