A programação desta Semana de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes teve a presença do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás-Tocantins (CRP-09), que é parceiro do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Como parte das atividades, o CRP-09 realizou nesta quinta-feira, 19 de maio, a mesa redonda "Estamos fazendo bonito? Protegendo nossas crianças e adolescentes?". O evento, que ocorreu no Teatro InAcabado, foi apresentado pelo presidente do CRP-09, Wadson Arantes Gama, o conselheiro Eriko Netto de Lima, a psicóloga Vera Lúcia Morselli e o psicólogo Joseleno Santos.
Na mesa redonda, Joseleno Santos fez um histórico da luta em Goiás, lembrando que o Fórum Goiano já tem 15 anos e possuiu representação em todos os municípios do Estado. Joseleno disse ainda que a mobilização social em torno do assunto cresceu nos últimos 10 anos, graças às campanhas informativas. Vera Lúcia Morselli, por sua vez, falou sobre a importância do convívio familiar e os divergências dos pais em relação à educação dos filhos.
Eriko Netto de Lima abordou o papel do psicólogo nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ressaltando a importância da qualificação profissional no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, bem como do papel de acolhimento e resgate da autoestima dos mesmos.
Panfletagem
O CRP-09 também esteve presente no último dia 18 de maio na ação de panfletagem na Praça Tamandaré, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do enfrentamento da violência sexual. O evento é uma realização do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e tem também como parceiros a Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho, Fundação Otavinho Arantes, SEST/SENAT, Instituto Dom Fernando (PUC-GO), Fórum Goiano de Mulheres, Fórum de Transexuais de Goiás, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Saúde.
Panfletagem na Praça Tamandaré